Pelo menos 4,9 milhões de trabalhadores brasileiros nascidos em janeiro já podem retirar os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O novo saque visa enfrentar o estado de calamidade pública provocado pelo novo coronavírus. Até novembro, aproximadamente 60 milhões de trabalhadores poderão receber até R$ 1.045 das contas ativas ou inativas do fundo.
Conforme a Caixa Econômica Federal, o pagamento do saque será efetuado por meio de crédito na Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela estatal em nome do trabalhador beneficiado. Os valores vão ser disponibilizados conforme a data de nascimento, iniciando em junho e terminando em 14 de novembro de 2020.
Os valores ficarão disponíveis aos brasileiros até o dia 30 de novembro desse ano. Após essa data, o dinheiro será devolvido à conta do FGTS com devida remuneração do período, sem prejuízos ao trabalhador. Se após esse prazo, o trabalhador decidir fazer a emergência, poderá solicitar pelo Aplicativo FGTS até 31 de dezembro de 2020.