As visitas presenciais nos presídios do Rio Grande do Sul seguirão suspensas até o dia 5 de julho. A informação foi divulgada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seapen) e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). De acordo com a nota técnica, a proibição terá validade por mais 15 dias, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
Segundo o documento, após a data de 5 de julho, uma nova avaliação será realizada para ver se há possibilidade de liberação das visitas. Outra prorrogação não é descartada pelos órgãos de segurança, caso a evolução da pandemia continue avançando no estado.
Desde 23 de março, as visitas presenciais no sistema prisional gaúcho foram suspensas, como forma de prevenção à disseminação do novo Coronavírus. O prazo inicial era de 15 dias, mas foi prorrogado outras cinco vezes. Em 8 de abril, foi instituída a modalidade de televisita, como forma de mitigar o distanciamento ocasionado pela suspensão das visitas presenciais. O sistema já funciona em dois terços das casas prisionais do Rio Grande do Sul.