Empreendimentos turísticos que atendam aos requisitos
recebem certificação

O selo “Ambiente Limpo e Seguro” está sendo concedido aos empreendimentos do setor turístico que atendam aos requisitos de higiene, limpeza e todos os cuidados necessários que garantam a segurança dos visitantes e colaboradores durante e após a pandemia do Coronavírus. O protocolo foi criado por meio do Comitê Pró-turismo de Bento, Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, seguindo as normas tanto do Ministério da Saúde, quanto da Organização Mundial da Saúde (OMS). São regulamentações baseadas no distanciamento social, sanitização de ambientes, controle dos colaboradores através do uso de EPI’s, entre outros detalhes.

Ao todo, são 28 itens que devem ser seguidos pelos empreendimentos ligados ao setor turístico para receber a certificação. O primeiro no ramo da hotelaria foi o Hotel Villa Michelon, localizado no Vale dos Vinhedos. Como principais medidas, além do acompanhamento diário das condições de saúde dos colaboradores, o Villa Michelon reduziu em 50% sua capacidade de lotação em apartamentos e restaurante modificando, inclusive, o sistema de serviço de café da manhã e refeições. De acordo com a diretora do complexo turístico, Elaine Michelon, muitas readequações foram realizadas, principalmente no que tange o cuidado com a saúde dos trabalhadores, bem como dos hóspedes. “Fizemos todo um treinamento com os colaboradores, enfatizando a importância de usar álcool gel. Aumentamos o fluxo de limpeza, que agora é feita a cada duas horas, além de acrescentar um novo produto, o desinfetante hospitalar, utilizado para a limpeza dos ambientes. Além disso, nossos hóspedes estão recebendo um kit composto por uma máscara e um álcool gel, com as principais orientações municipais”, destaca Elaine. Ela ainda frisa que este é um momento de comprometimento de todos, de união dos setores e, claro, de cuidado e valorização das empresas locais. “Tudo que está sendo entregue aos nossos hóspedes é produzido no município. É momento de Bento ter o pertencimento, valorizar o que é daqui. Deste modo, é um carinho, um cuidado a mais com cada um que aqui chega”, revela Elaine.

A certificação

Para que seja possível receber a certificação, há todo um processo que é feito antes para a readequação das normas. “Este protocolo é baseado para a saúde do colaborar e do bem-estar do nosso turista. Por isso, todas as normas devem ser seguidas à risca. A Secretaria de Turismo é a responsável por auditar cada item. Temos um somente que não é aplicável ao setor hoteleiro, mas os demais eles olham um a um. A primeira auditoria é solicitada e depois, a cada 30 dias, outras são realizadas, sem aviso prévio. Por isso, devemos nos manter vigilantes e seguir as normas. Se algum dos itens não for seguido, pode ocorrer de perder a certificação”, esclarece Elaine.

Bento é referência nesta ação

De acordo com o Secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, o município já se tornou referência nesta ação, já que não é apenas um adesivo que é colocado na porta de entrada dos estabelecimentos. “Tem várias ações que são realizadas para a conquista desta certificação. Além disso, nós já apresentamos essa iniciativa para 60 cidades do país, inclusive internacionalmente, para a região dos vinhos do Chile. O selo se faz importante neste momento e espero que ele sirva de inspiração para outras cidades do país e América Latina para implementar, melhorar e até permitir que possamos evoluir ainda mais em termos de segurança”, explica.

Ele afirma que este selo representa a esperança da retomada, de ter os empregos de volta, a garantia do funcionamento econômico e de que este momento será superado. “Todas essas ações garantem uma retomada segura do setor do turismo, talvez o mais impactado devido a esta pandemia. Sabemos que não podemos somente abrir as portas. Precisamos garantir a segurança de quem está trabalhando e de quem está nos visitando”, revela o titular da pasta.

A Diretora Executiva do Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria (Segh) e Presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Marcia Ferronato, enfatiza que toda a equipe está atuando fortemente para reforçar a importância deste selo aos empreendimentos turísticos, bem como divulgar para o visitante os protocolos implantados. “As entidades envolvidas e integrantes também do Comtur socializaram as informações junto aos representados. O Segh, também, encaminhou as orientações aos seus associados. Os empresários já perceberam que o selo pode ajudar na divulgação do seu negócio”, salienta.

Segundo ela, é importante que o visitante sinta-se seguro para turistar em Bento. “Assim, primeiro os olhos estão voltados à comunidade, avançando, o segundo passo é mostrar que é seguro também visitar, passear em Bento”, esclarece.