Agricultores de dezenas de comunidades do interior de Farroupilha viveram um momento bastante simbólico na manhã de sábado, 1º de fevereiro: a 120ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio ocorreu no Santuário Diocesano para agradecer e pedir bênçãos aos que lidam diariamente com a natureza para garantir o alimento de todos. Cerca de 300 máquinas agrícolas estacionaram na esplanada do Santuário, vindas de diversos pontos interioranos de Farroupilha. Outro momento importante ocorreu na manhã deste sábado: a inauguração do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Farroupilha, construído junto à base do campanário da igreja antiga. Além disso, o espaço chamado de Mirante das Graças, localizado ao lado do prédio da rádio Miriam Caravaggio – à esquerda do Santuário -, foi remodelado e está de nova cara.
A programação da Romaria começou ainda no dia 20 de janeiro, ao percorrer as capelas do interior e, após, recebê-las no Santuário nesta semana. A sequência de missas se encerrou no domingo, 2 de fevereiro, com missa às 11h. O lema desta edição é “Se quiseres cultivar a paz, preserva a criação”, ao relacionar natureza, meio ambiente, ecologia e religiosidade: “Somos todos responsáveis pela proteção e cuidado da criação. Quando cuidamos da criação, ela mesma, por sua vez, cuida de nós e nos protege. Vamos desenvolver a missão de sermos guardiões e administradores responsáveis da criação”, explica o padre Gilnei Fronza.
A missa festiva foi celebrada às 10h30min pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon. “Hoje manifestamos ao Senhor nossa gratidão pelo dom da vida. Pela nossa família, pelo trabalho e pelos frutos que a Mãe Terra, generosamente, nos retribui. Viemos à casa da Mãe de Caravaggio elevar, através da nossa voz, o agradecimento também pelos desafios vencidos, pelos frutos produzidos. E por meio das nossas mãos calejadas pela força do nosso trabalho árduo, reafirmamos a presença de Deus no amor”, disse o bispo em sua homilia.
Após a missa, a tradicional procissão das máquinas percorreu a Avenida Dom José Barea, seguida de bênção às máquinas agrícolas em frente ao Santuário. Também foi servido almoço para centenas de pessoas.
Fonte e foto: Ascom Santuário de Caravaggio