Dos 10 países sul-americanos inscritos, apenas dois irão a Tóquio 2020
A seleção brasileira sub-23 começa no domingo, 19, sua jornada em busca da vaga olímpica. O Brasil estreia contra o Peru no Pré-Olímpico Sul-Americano, na Colômbia, que começa no sábado, 18 e prossegue até 9 de fevereiro. O jogo de estreia da seleção, válido pela primeira rodada da fase de grupos, terá início às 22h30min (horário de Brasília), no Estádio Centenário da cidade de Armênia, a 280 quilômetros da capital Bogotá.
O último a integrar a equipe brasileira foi o zagueiro Ricardo Graça, convocado na noite de quinta-feira, 16, pelo técnico André Jardine. Ele vai substituir o jogador Walce, do São Paulo, cortado na segunda-feira, 13, devido a uma grave lesão (ruptura no ligamento cruzado do joelho esquerdo). O jogador se machucou sozinho, durante um amistoso no último domingo, 12, contra o Boavista, e terá de passar por cirurgia.
Atual campeã olímpica – o ouro foi conquistado pela primeira vez na Rio 2016 – a seleção está no grupo B que, além do Peru, tem ainda Uruguai, Bolívia e Paraguai. No grupo A estão Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Venezuela. Os dois melhores de cada chave avançam para o quadrangular final, e apenas dois vão carimbar o passaporte rumo aos Jogos Olímpicos de Tóquio, em julho, no Japão.
Confira a lista dos 23 jogadores convocados para o Pré-Olímpico Sul-Americano:
Goleiros: Cleiton (Atlético-MG), Ivan (Ponte Preta) e Phelipe (Grêmio).
Laterais-direitos: Dodô (Shakhtar Donetsk-Ucrânia) e Guga (Atlético-MG).
Laterais-esquerdos: Iago (Augsburg-Alemanha) e Caio Henrique (Fluminense).
Zagueiros: Nino (Fluminense), Bruno Fuchs (Internacional), Robson Bambu (Athletico-PR) e Ricardo Graça (Vasco).
Meio-campistas: Bruno Guimarães (Athletico-PR), Maycon (Shakhtar Donetsk-Ucrânia), Igor Gomes (São Paulo), Matheus Henrique (Grêmio), Reinier (Flamengo) e Bruno Tabata (Portimonense- Portugal).
Atacantes: Antony (São Paulo), Pepê (Grêmio), Matheus Cunha (RB Leipzig-Alemanhã), Paulinho (Bayer Leverkusen-Alemanha), Pedrinho (Corinthians) e Yuri Alberto (Santos).
Fonte: Agência Brasil
Foto: Lucas Figueiredo / CBF / Divulgação