Um encontro recheado de muitas histórias, assim como comemorações. Atletas, dirigentes e familiares do Botafogo estiveram reunidos na última semana na sede campestre do clube para relembrar os 40 anos do maior título da entidade, de campeão Citadino de Futebol.
A conquista obtida em 1979 veio diante do time juvenil do Esportivo, que contava com presença de Renato Portaluppi, em jogo visto como épico por quem estava em campo e acompanhou o confronto. Isso porque, os botafoguenses perdiam até os 37 minutos do segundo tempo. Então, Migott, deixou tudo igual no placar. Seis minutos depois, Baruffi, promoveu a virada para 2 a 1, que garantiu o título citadino para os botafoguenses.
No mesmo ano, a equipe voltou a enfrentar o Esportivo, desta vez, com elenco profissional, que poucos meses antes tinha sido vice-campeão do Campeonato Gaúcho, no jogo de entrega de faixas ao Alvinegro. E para surpresa de muitos, o Botafogo mais uma vez venceu o Alviazul, por 1 a 0, gol do artilheiro Baruffi, no Estádio da Montanha.
Na confraternização, os desportistas relembraram os detalhes do título, de como veio a virada no Citadino e da vitória no amistoso com o Alvizaul. O detalhe ficou na figura do ex-dirigente do Esportivo e presidente da Liga de Futebol Amador do município, Ivan Toniazzi, que bancou a realização, mesmo tendo que conviver com as inúmeras críticas, tendo em vista, que era um confronto de um time profissional, vice-campeão gaúcho contra um amador de Bento.
Manifestaram-se no evento os dirigentes da época: presidente Valdir Zandonai, Dalci Maso, Diretor de futebol, Décio Tasca, treinador, Ivan Toniazzi e o atual presidente do clube, Jairo Albericci. Os presentes também fizeram questão de lembrar os ausentes, inclusive os falecidos, entre os quais Luiz Pasin, zagueiro, capitão e pai do atual prefeito da cidade.
Logo depois veio o ponto alto do encontro, com o grupo recebendo uma faixa individual alusiva aos 40 anos da brilhante conquista e que emocionou à todos.