O reencontro entre Athlético e Grêmio após a semifinal da Copa do Brasil, teve o mesmo roteiro, agora pelo Brasileirão. O time gaúcho foi dominado pelos donos da casa, que venceram por 2 a 0, em mais uma noite ruim do lado direito defensivo e do ataque tricolor. Apesar da derrota, o Grêmio segue na 4ª posição e adiou a classificação direta para a fase de grupo da Libertadores.
O Furacão dominou os primeiros minutos, mas não conseguia levar grandes perigos ao goleiro Paulo Victor. Até que 33 minutos, em bela tabela, Rony deixou Márcio Azevedo livre para entrar na área e chutar cruzado, a bola ainda tocou na trave e entrou: 1 a 0 Athlético. O Grêmio respondeu com alguns bons ataques, mas pecava na finalização.
Na etapa final, os paranaenses sufocaram o tricolor no campo de defesa. E aos 19 minutos, Nikão chutou, a bola tocou na mão de Matheus Henrique, dentro da área. Após verificar a imagem do VAR, o árbitro optou por marcar o pênalti. O próprio Nikão cobrou e fez: 2 a 0.
Logo depois, Tardelli foi expulso e encerrou qualquer chance de recuperação do Grêmio na partida. O Tricolor segue na 4ª posição com 59 pontos, a mesma do Athlético. Na próxima rodada, caso vença, em casa o São Paulo, o time gaúcho pode confirmar presença na fase de grupos da Libertadores.