Mais de 400 pacientes não compareceram à consultas agendadas nas Unidades Básicas de Saúde de Garibaldi, durante o mês de outubro. O s números foram divulgados nesta quarta-feira, 6 de novembro, pela secretaria municipal de Saúde. De acordo com a pasta, os dados são relativos às UBS Central, Chácaras/Vale dos Pinheiros, São Francisco e Santa Terezinha.
Conforme a secretaria, mensalmente são oferecidas mais de três mil consultas médicas em clínico geral, pediatria e ginecologia, além de outras 3,5 mil em consultas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, assistência social e odontologia e cerca de um mil exames de imagem.
De acordo com os dados, há pacientes faltosos em todas as áreas, além dos exames de radiografia, ecografia e mamografia. A secretaria vê com preocupação os números, pois, mensalmente, a média de ausências girava em torno de 300 pacientes, aumento consideravelmente no último mês. “Infelizmente o número de faltas tem aumentado, no primeiro semestre a média girava em torno de 300 ausências por mês. As pessoas devem se conscientizar que ao faltar no atendimento estão tirando o lugar de outros pacientes que estão aguardando”, explica a secretária Simone Agostini de Moraes.
Em caso de desistência ou imprevisto que impeça o comparecimento às consultas e exames, a orientação aos pacientes é que comuniquem a respectiva UBS com a maior antecedência possível, para que outra pessoa possa ser atendida e o serviço seja cada vez mais aprimorado.