Embora empresa e Executivo afirmem que legislação é respeitada em Bento, usuários relatam problemas no serviço

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que apenas 15 cidades do Rio Grande do Sul têm transporte coletivo adaptado para a acessibilidade. Segundo a Prefeitura de Bento Gonçalves, no município as empresas cumprem as normas. Uma delas informa que 100% dos veículos estão dentro das regras estabelecidas na legislação. Contudo, usuários com dificuldade de locomoção e pessoas que convivem com deficientes físicos relatam alguns problemas.
As principais queixas expostas são a falta de manutenção nos veículos e a má vontade de alguns motoristas para atender as pessoas com necessidades especiais. A mãe de uma cadeirante chegou a contar sobre o caso de humilhação pública pelo qual passou sua amiga, que tem o marido com deficiência física, na hora de embarcar no ônibus.
Quem fiscaliza o cumprimento da lei é a Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana. Segundo o titular da pasta, Amarildo Lucatelli, ambas empresas que fazem o transporte coletivo em Bento Gonçalves estão cumprindo com a norma. “Atualmente as duas atendem cadeirantes e a Secretaria conta com um fiscal para que essas normas sejam cumpridas”, observa.
Na avaliação de Lucatelli, a frota disponível atende a demanda de pessoas com dificuldade de locomoção. “São poucos que usam e muitos veículos já vêm de fábrica com a adaptação”, comenta. Segundo ele, a regra foi cumprida dentro do prazo.
O secretário observa ainda que praticamente toda frota que atende Bento foi adaptada, na medida que 29 ônibus da Santo Antônio e 39 da Bento são acessíveis. “Eles adaptaram praticamente todos ônibus, tenho um fiscal que faz relatórios semanais sobre como está a situação”, relata.
De acordo com o diretor operacional da Transportes Santo Antônio, Leonardo Giordani, as modificações foram feitas conforme a lei determina. “Fizemos as adaptações exigidas na frota já existente da empresa e assim obtivemos 100% dos veículos dentro da norma”, reitera.
Giordani comenta que a lei exige o elevador apenas para os veículos fabricados após 2008. “Com os novos ônibus adquiridos neste mês de julho, estaremos com 80% dos veículos com elevador”, afirma. A Empresa Bento Transportes foi procurada pela reportagem, mas não havia se manifestado até o fechamento desta edição.

 

Problemas relatados pelos usuários

Enquanto o Poder Público coloca que a acessibilidade no transporte coletivo do município responde à legislação, muitos usuários apontam experiências problemáticas. Por outro lado, eles também observam que são questões pontuais e que na maioria das vezes não há motivo para reclamações.
Leni Vieira de Miranda, 52 anos, moradora do bairro Ouro Verde, tem uma filha com deficiência física, de 23 anos. Com frequência ela precisa pegar ônibus com a moça para o centro, seja para ir ao médico ou qualquer outra atividade.
De acordo com Leni, às vezes alguns motoristas fingem que não veem elas na parada, para evitar o trabalho de ajudar a carregar ou descer o elevador e esperar que subam. “Não é sempre que dá problema. Alguns motoristas que são meio rebeldes. Não posso dizer que são todos”, observa.
Ela pede que eles tenham mais educação para lidar com pessoas especiais, além de um cuidado na manutenção dos elevadores por parte das empresas. “Já teve um caso que não deixaram a gente subir porque o ônibus estava cheio, mas tem que ter o espaço reservado para pessoas especiais”, afirma. No geral, a mãe considera os motoristas atenciosos, com raras exceções.
Leni ainda relata que sua vizinha passou por um vexame quando o motorista não deixou que subisse pelo elevador com o marido cadeirante. Segundo ela, mesmo que tenha espaço, eles não permitem que os acompanhantes subam por ali. “O motorista fez passar por baixo da roleta e ela é enorme. Foi uma humilhação. Acho que não é assim que as coisas funcionam”, conta.
Já Leonilde Gugel, de 48 anos, moradora do bairro Verona, cuida da filha de 14 anos, cadeirante. Ela conta que sempre usou transporte público e que nos últimos tempos não aconteceram problemas. “Nos primeiros anos era difícil, porque não tinha ônibus adaptados. Mas agora que tem é bem tranquilo”, afirma.
Ela lembra que em duas ocasiões pegou coletivos que tiveram o elevador com problema. “Os motoristas, no geral, nos tratam bem. Sempre há aqueles mal-humorados, mas nunca tive problemas”, observa. A única dificuldade apontada por Leonilde são os poucos ônibus que circulam no bairro Verona.
Alguém que preferiu não se identificar convive diariamente com pessoas que apresentam necessidades especiais. Ela fez duras críticas ao transporte municipal para quem tem deficiência, uma vez que ouve reclamações, diariamente, sobre o comportamento dos motoristas. “Me dizem que os motoristas são chatos, que não respeitam as pessoas com deficiência.”, relata. Ela considera que o problema é reflexo do despreparo das empresas, que não qualificam os profissionais de maneira adequada.
Na sua percepção, Bento Gonçalves está muito distante da realidade ideal, na medida que muitos elevadores estragam e a manutenção não é dada. “Temos uma menina com cadeira motorizada. A mãe diz que não dá para sair porque os elevadores não funcionam”, conta.
Outro problema apontado é a dificuldade para os cegos identificarem qual parada devem descer. Segundo ela, eles dependem de ajuda. “Eles precisam estar pedindo para saber qual é a parada certa, isso não é acessibilidade”, lamenta.