Arroz integral é melhor que o branco – a maioria de nós sabe disso! A maioria dos consumidores geralmente escolhe arroz branco ao invés de arroz integral por causa da aparência. Apesar de ser verdade que o arroz branco parece mais gostoso que o arroz integral, isso não quer dizer que é a alternativa mais saudável. De acordo com um estudo conduzido pelo American Journal of Clinical Nutrition (Revista Americana de Nutrição Clínica), o arroz integral emagrece em relação ao branco, e é a melhor escolha em termos nutricionais.

Porque arroz integral?

O arroz integral é a versão “não refinada” do arroz branco. Antes do arroz branco passar pelo processo de refinamento, ele tinha a mesma aparência do arroz integral. O arroz integral, diferente do arroz branco, ainda tem a casca e o farelo, o que faz com que ele cozinhe mais rápido e seja mais fácil de digerir, porque é muito mais “leve” no estômago.
As cascas e o farelo oferecem integridade ao grão e são ricas em proteínas, tiamina, cálcio, magnésio, fibras e potássio. Para aqueles tentando perder peso ou aqueles que sofrem de diabetes, o arroz integral pode se provar um alimento saudável devido a seu baixo índice glicêmico, que ajuda a reduzir picos de insulina.
Especialistas em dieta têm muitas recomendações dos melhores alimentos que podem ajudar a perder peso. Um deles é o arroz integral. É certo que o arroz integral emagrece, mas também tem muitos benefícios nutricionais que vão além disso.
Enquanto a maioria das pessoas evita o arroz em suas dietas devido à grande quantidade de calorias, mais pessoas estão descobrindo que elas ainda podem comer esse alimento na forma integral. Aqui estão cinco fatos que você precisa saber sobre como o arroz integral emagrece e o que mais você precisa saber sobre ele.

O arroz integral tem baixa densidade

Isso quer dizer que o arroz integral pode fazer sentir-se cheio consumindo menos calorias. Sua água e fibras fazem com que ele tenha pouca densidade enérgica. Ele ajudará a perder peso, já que faz comer menos porque deixa satisfeito mais rápido.
É recomendado que se coma o arroz no início da refeição. Ele faz com que a pessoa sinta menos fome, assim fazendo com que coma menos dos outros alimentos na mesa. Houve um estudo feito com mulheres em dietas de alta e baixa densidade. Aquelas que consumiam alimentos mais densos ganharam três vezes mais peso que aquelas que comiam alimentos de baixa densidade em um período de seis meses.

Arroz integral é rico em fibras

Fibras ajudam na boa digestão. Isso se traduz no intestino funcionando, o que ajuda a eliminar o que se comeu. Elas também otimizam a função metabólica, o que é bom se está perdendo peso. O arroz integral estabiliza a digestão e previne prisão de ventre, também. Uma xícara de arroz integral contém 3,5 gramas de fibras ou 14% da sua necessidade diária de 25 gramas.

O arroz integral facilita a liberação lenta do açúcar

Um dos benefícios do arroz integral é que ele ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue através de liberação lenta de açúcar. Para diabéticos em dieta, o arroz integral definitivamente será benéfico. Pesquisas mostram que meia xícara de arroz integral diariamente reduz o risco de uma pessoa desenvolver diabetes em 60%.
O arroz integral libera açúcar lentamente, assim permitindo que seu corpo processe-o constantemente.
Seus esforços de perda de peso são suportados ao manter o açúcar no sangue equilibrado. Conforme carboidratos entram na sua corrente sanguínea, o açúcar no sangue sobe, e causa a liberação de insulina.
Uma forma de a insulina tirar o excesso de açúcar do seu sangue é ao estimular o fígado a transformar o açúcar em gordura, e guardá-la no que é chamado de tecido adiposo.