A marca de cosméticos Dove, propriedade da gigante holandesa Unilever, pediu desculpas após a difusão online de um anúncio que ganhou muitas acusações de racismo.
“Em uma imagem publicada esta semana, erramos ao representar as mulheres de cor, e lamentamos profundamente os danos causados”, declarou a marca em uma mensagem publicada nas redes sociais Facebook e Twitter.
An image we recently posted on Facebook missed the mark in representing women of color thoughtfully. We deeply regret the offense it caused.
— Dove (@Dove) October 7, 2017
Na propaganda em questão, um anúncio de três segundos para um sabão líquido, uma mulher negra tira uma camiseta para revelar uma mulher branca, que remove sua camiseta e revela uma terceira mulher.
O vídeo, originalmente transmitido na página Facebook da Dove Estados Unidos e subsequentemente suprimido, foi amplamente denunciado pelos internautas em todo o mundo.
“A propaganda da Dove é racista, irresponsável, insensível, desconectada, desagradável e deve receber o preço da cebola podre”, tuitou nesta segunda-feira @LebonaMoleli.
“Ser negro significa ser sujo e indesejável?”, postou @Social_Heretic, pedindo um boicote aos produtos Dove e Unilever.
have you even seen the full ad? pic.twitter.com/Ah6aY8nunE
— ζんムㄎ乇 ア (@ChaseHenryP) October 8, 2017
A hastag #BoycottDove era amplamente replicada na rede social na manhã desta segunda-feira.
Na Bolsa de Valores de Londres, às 07h30min GMT (4h30min de Brasília), o preço da ação da Unilever caia ligeiramente 0,39% em um mercado estável.
Em 2013, uma marca de cosméticos da gigante Unilever teve que se desculpar após a polêmica criada por um concurso na Tailândia em torno de um produto para clareamento da pele.
* AFP