O Ministério da Saúde atualiza a lista de medicamentos essenciais para o SUS. Entre as mudanças, inclui um novo fármaco para tratamento de HIV, o Dolutegravir. Para essa mesma condição clínica, foram excluídas apresentações de Fosamprenavir e Didanosina.
Em Bento Gonçalves, os novos pacientes já têm acesso à mudança. Aos demais infectados pelo vírus, a alteração ocorre a partir de orientação médica e a troca ocorre de modo gradual. O secretário adjunto de Saúde, Marlon Pompermayer, afirma que “a utilização se dá analisando caso a caso, de acordo com os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde”.
Tratamento de DSTs
Outra mudança diz respeito a novos remédios para tratamento de sífilis e gonorreia. Em Bento, há um número expressivo de pacientes que fazem tratamento para este fim. Para eles, foi incluída na lista a Ceftriaxona. A droga beneficia pessoas resistentes à Ciprofloxacina. Pompermayer garante que a inclusão de novos medicamentos é avaliada pela equipe médica e farmacêutica, analisando fatores e necessidades relacionados à população local. “Atualmente o município dispõe de outra opção para o tratamento da sífilis, que é a Penicilina Benzatina, que supre as atuais demandas”, comenta o secretário adjunto.
Alzheimer
Também foi incluída a rivastigmina como adesivo transdérmico, para o tratamento de pacientes com demência leve e moderadamente grave no Alzheimer; o cloridrato de cinacalcete e paricalcitol, para pacientes com hiperparatireoidismo secundário à doença renal crônica, e a ceftriaxona, para tratamento de sífilis e gonorreia resistentes a ciprofloxacina.
Segundo o Ministério da Saúde, a nova relação de medicamentos essenciais foi obtida após consolidação das inclusões, exclusões e alterações dos medicamentos recomendados pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS. A organização da Rename segue orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelece o material como uma das estratégias para promover o acesso e uso seguro e racional de medicamentos. A lista define a responsabilidade de aquisição e distribuição de cada ente do SUS – estados, municípios e União.
Quais são as indicações do novo medicamento para HIV – Dolutegravir:
- Crianças acima de 12 anos e mais de 40kg
- Pessoas nunca tratadas e que vão começar o tratamento a partir de 16/01/17.
- Pessoas que tem falha terapêutica com o Efavirenz (carga viral detectável após 6 meses de tratamento diário)
- Pessoas que possuem alguma contraindicação ao Efavirenz
- Pessoas com efeitos adversos importantes ao Efavirenz
- Pessoas com intolerância ao Efavirenz
Exemplos de contra indicação ao Efavirenz:
- Pessoas com problemas psiquiátricos como esquizofrenia.
- Pessoas com alergia ao remédio
- Pessoas que trabalham a noite e não podem dormir em serviço como
- Pessoas com outros problemas de saúde e que tomam outras medicações que interagem com o Efavirenz
Exemplos de sintomas que o Efavirenz pode causar:
- Depressão, Agressividade ou outras alterações do humor
- Sonolência durante o dia
- Alucinações
- Confusão, despersonalização
- Pesadelos
- Perda de memória