Tremores de terra foram registrados em Caxias do Sul, na sexta-feira (13) e no sábado (14). O fenômeno é considerado natural e ocorre devido à acomodação das rochas nas profundezas do solo, conforme informou a Defesa Civil do município.

De acordo com o órgão, os abalos mais intensos foram sentidos na madrugada de sexta-feira para sábado e por volta das 16h15 de sábado, na região do bairro Serrano. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Caxias do Sul, tenente Armando da Silva, a movimentação ocorre em grande profundidade.

“Nos caminhos que a água percorre nas profundezas do solo, é natural que haja uma movimentação de rochas, que tendem a se acomodar. Isso ocorre a quilômetros de profundidade e não causa danos às pessoas, apesar de ser assustador”, explicou.

Conforme o tenente, o tremor mais forte já registrado anteriormente na região foi de 2,4 graus na escala Richter. Os episódios mais recentes não foram medidos, mas, segundo ele, possivelmente foram ainda mais fracos. A Defesa Civil também informou que os abalos não têm capacidade de causar danos estruturais em edificações.

“As pessoas percebem somente um movimento de um copo d’água em cima da mesa, alguma janela pode balançar, além daquele deslocamento de ar e o barulho. É um estrondo”, relatou.

O órgão reforçou que segue monitorando a situação e destacou que não há motivo para preocupação.

Segundo a Defesa Civil, fenômenos semelhantes já foram registrados em outros municípios da Serra Gaúcha, como Bento Gonçalves, Gramado e Pinto Bandeira. Em Caxias do Sul, ocorrências anteriores foram registradas nos bairros Jardim América, Santa Fé, Belo Horizonte e Pioneiro, além do bairro Serrano, onde os tremores foram sentidos desta vez.

Foto: Reprodução