Município atendeu quase 4 mil solicitações de recolhimento de móveis e eletrodomésticos em 2025
A destinação correta de resíduos é uma das principais ações para a preservação do meio ambiente. Em Bento Gonçalves, a coleta ocorre de forma separada para resíduos recicláveis, orgânicos, vidros e móveis, conforme o tipo de material descartado.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMAM) orienta a população sobre o descarte adequado de resíduos volumosos, como móveis, camas, sofás, armários, cadeiras, colchões e eletrodomésticos, a exemplo de geladeiras, fogões e máquinas de lavar.
Para realizar o descarte desses itens, é necessário entrar em contato com a Ouvidoria do município, pelo número 162, e solicitar o agendamento do recolhimento. Após o registro da solicitação, é gerado um protocolo, e o Setor de Serviços da SMMAM entra em contato com o munícipe para informar a data da coleta no bairro. Somente em 2025, foram atendidas 3.989 solicitações de recolhimento de resíduos volumosos.
No caso de resíduos eletrônicos, como micro-ondas, furadeiras, teclados, computadores e cafeteiras, o descarte pode ser feito diretamente no ecoponto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, localizado na Rua 10 de Novembro, nº 190, sala 5, no bairro Cidade Alta.
O descarte irregular desses materiais em terrenos baldios ou propriedades particulares pode causar impactos ambientais e à saúde pública. De acordo com a coordenadora do Setor de Resíduos da Secretaria, Carolina Gugel, esses resíduos podem se tornar criadouros de vetores, abrigos para animais peçonhentos e contribuir para a degradação do solo, afetando a saúde ambiental e da população, além de estarem sujeitos à aplicação de multas.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente reforça que a destinação adequada dos resíduos é uma responsabilidade compartilhada e contribui para a manutenção da limpeza urbana e da qualidade ambiental do município.
Foto: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura / Divulgação