O tempo começa a mudar no Rio Grande do Sul a partir do Sul do estado, em um processo que antecede a chegada de uma massa de ar frio prevista para provocar um forte refresco a partir deste fim de semana. Segundo a MetSul Meteorologia, a alteração nas condições atmosféricas já provoca instabilidade em algumas regiões.
De acordo com a MetSul, áreas de instabilidade se formaram entre o meio e o fim da tarde em pontos próximos à fronteira com o Uruguai e no Sul gaúcho, com registro de chuva isolada. No departamento uruguaio de Cerro Largo, do outro lado da fronteira, houve queda de granizo de médio a grande tamanho em pontos isolados.
Conforme a análise meteorológica, a mudança do tempo também foi sentida em áreas do Rio da Prata que enfrentaram calor extremo no último dia do ano. Em Buenos Aires, por exemplo, a temperatura passou de 39ºC às 15h do dia 31 para 28ºC neste primeiro dia do ano, uma redução de 11ºC.
Ainda segundo a MetSul Meteorologia, o sol aparece em grande parte do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, 2 de janeiro, mas o tempo não permanece firme. Há previsão de chuva em diferentes regiões ao longo do dia, em razão do avanço de uma frente fria com pouca atividade e desorganizada, que ingressa pelo Sul do estado, impulsionada por uma massa de ar frio que avança pelo Centro da Argentina.
De acordo com a previsão, a chuva pode ocorrer já durante a madrugada e a manhã em alguns pontos, mas a instabilidade tende a ser mais significativa da tarde para a noite. A chance maior de precipitação é indicada para a Metade Norte, especialmente entre a Grande Porto Alegre, Vales, Serra e Litoral Norte. A MetSul alerta que, de forma isolada, a chuva pode ser forte, com risco de temporais com granizo e vento forte, embora não haja indicação de tempestades de grande abrangência.
O calor ainda persiste nesta sexta-feira no estado, porém com menor intensidade em comparação aos últimos dias. Conforme a MetSul, em várias cidades as máximas devem ficar abaixo dos 30ºC. O calor mais intenso segue concentrado na Metade Oeste, especialmente em áreas próximas à Argentina, com temperaturas entre 33ºC e 35ºC.
Segundo a MetSul Meteorologia, o principal refresco ocorre no fim de semana, com a chegada da primeira massa de ar frio de 2026 ao longo do sábado. A previsão indica chuva em parte do estado, inclusive em Porto Alegre, e uma queda acentuada da temperatura, caracterizando uma incursão de ar frio de forte intensidade para esta época do ano. Apesar disso, não são esperadas temperaturas baixas durante o dia, sendo os efeitos mais perceptíveis à noite.
A MetSul projeta que, a partir de sábado, as temperaturas diurnas fiquem mais agradáveis, entre 20ºC e 25ºC na maioria das cidades. As madrugadas mais frias devem ocorrer no domingo e na segunda-feira, com manutenção do frio em áreas de altitude também na terça-feira.
As menores temperaturas, conforme a MetSul, são esperadas na segunda-feira: entre 10ºC e 15ºC na maior parte do estado, de 7ºC a 10ºC no Sul e na Serra do Sudeste, de 12ºC a 14ºC na Grande Porto Alegre, cerca de 15ºC em Porto Alegre, e entre 3ºC e 5ºC em baixadas dos Aparados da Serra.
Ainda de acordo com a MetSul Meteorologia, a entrada de massas de ar frio nesta época do ano costuma ser acompanhada de vento, mesmo sem a formação de ciclone. Para o sábado, há possibilidade de rajadas entre 50 km/h e 80 km/h no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, não sendo descartadas rajadas mais fortes de forma isolada. Também não é descartada a ocorrência de geada fraca e isolada, especialmente na segunda-feira, em áreas de baixadas e fundos de vales dos Aparados da Serra e do Planalto Sul Catarinense.
Foto: Reprodução / MetSul