Adelgides Stefenon – Diretor da PRESTIGE IMÓVEIS; Ex-presidente do Bento+20.

Há 6 anos nascia em nossa cidade uma ideia vencedora, a de buscar a união de esforços para a transformação da cidade numa cidade inteligente. Nascia o Bento+20 com a união de 27 entidades da sociedade civil mais o poder público municipal e apoio da câmara de vereadores.
O Bento+20 cresceu 44% e hoje conta com 39 entidades, continuando com a prefeitura e apoio da câmara de vereadores. Possivelmente, seja a maior representatividade de entidades do país num propósito de planejamento futuro de cidades.
Bento Gonçalves, completando agora 135 anos de emancipação e 150 anos da imigração fez muito até aqui. Fizemos muito nas indústrias moveleira, vinícola, metal-mecânica, alimentícia, vestuário, máquinas, da construção, nas entidades, no comércio e nos serviços, nas universidades, nas feiras, no turismo, na logística e atividades públicas e outras mais.
Fizemos muito mas o futuro precisa ser ainda construído. Um futuro melhor não cai de paraquedas. O futuro é incerto e as receitas passadas que nos trouxeram até aqui não garantem melhores resultados ainda mais no mundo atual.
O Bento+20 debateu muitas ideias e proposições que, algumas, das muitas, trago abaixo:

O parque Lago do Progresso, um VLT unindo Tuiuty ao Santa Marta, o city tour já implantado, a perimetral, ciclovias, um turismo que olhe para frente, cuidando do passado, a preocupação com o suprimento de água potável, o tratamento de esgoto e dos resíduos sólidos e cuidado com a cidadania e com o futuro do ambiente rural.
Que tal transfomar São Valentim num bairro inteligente? Bom, né? Um Smart São Valentim, autossustentável, sendo um bairro planejado com provisão de serviços locais. Está lá no Masterplan.
A reflexão é: será que o que nos trouxe até aqui conseguirá sustentar nosso desenvolvimento ali na frente? Será que não carecemos de novas tecnologias, de recursos humanos, de novos produtos, de inovação e de novos projetos maiores para sustentar nosso amanhã?
Bento quer o Hyperloop não é apenas um título. É uma reflexão de que Bento fez muito mas que pode muito mais. Verdadeiros líderes pensam alto. Permanecermos unidos todos em prol do Bento+20 e de todas as forças vivas da sociedade é o caminho. Mas pensar grande e o fazer grande é o que nos torna diferentes.

Estender o projeto do Hyperloop (trem de grande velocidade que uniria Porto Alegre, Gramado até Caxias) para Bento Gonçalves também;

Criar um pacto pela inovação para se tornar uma cidade inteligente, sustentável e resiliente. O InovaBento nasceu coordenado pelo CIC e Movergs;

Na educação, entre outras, a inclusão do meio ambiente como propósito;

Na saúde, trabalhar mais a saúde do que a doença através das blue zones;

Na segurança, o videomonitoramento e a central de polícia;