Uma organização criminosa investigada por atuar no transporte e distribuição de drogas em alta escala para duas facções do Rio Grande do Sul é alvo da Operação Spotlight, deflagrada pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc). A ação, realizada em cinco Estados, tem como principal foco o combate à lavagem de dinheiro.
Até o momento, ao menos 45 pessoas foram presas. Durante as buscas, a polícia apreendeu um fuzil, duas pistolas e R$ 100 mil em espécie. No total, estão sendo cumpridos 53 mandados de prisão preventiva, 54 bloqueios de contas bancárias, dois sequestros de imóveis e a apreensão de oito veículos. A Justiça também determinou o bloqueio de até R$ 39,3 milhões para descapitalizar o grupo investigado.
A ofensiva ocorre em 15 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rondônia. Segundo a investigação, a organização seria responsável por movimentar grande parte da distribuição de maconha no Estado. Ao longo do último ano, cerca de cinco toneladas do entorpecente foram apreendidas em ações relacionadas ao grupo. As drogas chegariam ao RS a partir de Mato Grosso, por via terrestre, com origem suspeita no Paraguai.
De acordo com a polícia, os compradores dos carregamentos seriam as duas maiores facções do Estado: uma com base no Vale do Sinos e outra originada no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre.
Foto: Polícia Civil / Divulgação