As entidades representativas do comércio lojista de Bento Gonçalves alinham-se na expectativa do Natal de 2025
O Sindicato do Comércio Varejista de Bento Gonçalves (Sindilojas) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG) apontam a alta taxa de juros, a inadimplência e a concorrência digital como os principais entraves para que a performance do varejo local seja expressivamente superior à registrada em 2024.
O Presidente da CDL-BG, Marcos Carbone, reforça o tradicional otimismo do setor. “As expectativas são sempre positivas, uma vez que o Natal é a principal data indutora de vendas para o comércio”, afirma. Segundo ele, os lojistas se preparam para o período investindo em mix diferenciado de produtos, ofertas e, claro, boas experiências no ponto de venda.
Contudo, a análise do Presidente do Sindilojas, Daniel Amadio, revela um cuidado maior que se traduz em números mais modestos. “Sempre se espera que haja crescimento, pois dessa maneira os negócios crescem junto. Mas se percebe uma certa cautela, pois com a alta taxa de juros, que impede o empresário de buscar recursos, fica com receio de não conseguir pagar, e assim não incrementa”, avalia.
A projeção do Sindilojas é de, ao descontar a inflação projetada para o período, esse acréscimo pode se traduzir em um crescimento meramente nominal. “Ainda levamos em consideração a relação de aumento real, descontada a inflação ou aumento nominal, que é simplesmente quanto cresceram as vendas. Nossa aposta é de um aumento de em torno de 5% que descontada a inflação pode ficar sem adição real”, afirma o Presidente.
Apesar da previsão de crescimento moderado, Carbone confirma que haverá a tradicional alta da contratação de temporários. “As contratações temporárias representam oportunidades efetivas para inserção ou recolocação na área de vendas, e também para o primeiro emprego. Nacionalmente, uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que 47% das empresas pretendem efetivar os profissionais temporários após o período. Então, isso também acaba refletindo, de certa maneira, por aqui”, afirma.
Amadio, ao observar o termômetro das contratações temporárias, que se mostram semelhantes às de 2024, infere que o empresariado espera um resultado muito parecido com o do ano anterior. “Não temos uma pesquisa para Bento Gonçalves, mas no RS podemos observar que 53% dos empresários estavam intencionados a contratar, ou seja, metade e dos contratados, 48%, poderiam ser efetivados, seja para renovação do quadro, seja para incremento na equipe”, afirma.
O Custo do crédito e a concorrência digital

Um ponto de convergência entre os líderes setoriais é o impacto do cenário macroeconômico, especialmente a taxa de juros elevada. “A inadimplência está alta, a inflação segue pressionando preços, embora tenha caído em outubro, e o crédito está mais caro. Tudo isso compõe um cenário que pode afetar as vendas de Natal,” detalha Carbone. Mesmo com este cenário complexo, o Presidente da CDL-BG reitera que a expectativa segue apontando para um crescimento moderado.
Amadio vai além e classifica a influência do cenário de crédito como decisiva. “Influencia total, principalmente quando falamos de crédito concedido, pois com a alta taxa de juros, fica difícil comprar a prestação e se não tiver outra opção, necessita parcelamento a longo prazo, o que compromete o orçamento das famílias. Claro que também não podemos ignorar que o empresário avalia muito antes de conceder crédito e isso pode inibir as vendas”, analisa.
Ambas as entidades reconhecem a necessidade do varejo físico se reinventar para competir com o e-commerce. Para Carbone, a experiência na loja é insubstituível e precisa ser entendida como um diferencial competitivo. “A melhor aposta é combinar um posicionamento digital eficiente, atrativo para o cliente, e uma experiência positiva na loja física, com atendimento de qualidade, venda consultiva e, claro, as indispensáveis questões da oferta de um bom mix de produtos e condições de compra vantajosas. Tematizar a loja, oferecer experiências e antecipar-se às necessidades e desejos dos clientes também são ferramentas eficientes”, afirma.
Para enfrentar a concorrência crescente, em especial a digital, Amadio indica que a mudança de mentalidade é essencial para o empresário do comércio físico. “Mudando seu mindset e buscando conviver com a nova realidade do comércio, de forma física, compartilhando de experiências e buscando novos canais de venda como um negócio paralelo, somente assim ele enfrenta a concorrência digital”, afirma o Presidente.
Campanhas e estímulos
A estratégia de vendas para o período não se restringe apenas ao Natal. Projetos de parceria entre entidades e o poder público visam motivar o espírito natalino e, consequentemente, as compras, através da rica programação cultural e atividades para as crianças que tradicionalmente acontecem na cidade. “Não podemos esquecer das promoções da Black Friday, que acontecem em novembro e motivam os consumidores a antecipar as compras de Natal com preços mais atraentes. Passado esse período fica somente o Natal, com sua rica programação cultural”, salienta Amadio.
A CDL-BG iniciou em 1º de novembro a campanha “Bento Natal Premiado,” que distribuirá R$40 mil em vale-compras, por meio de sorteios de cupons, no dia 24 de dezembro. “A projeção é entregar meio milhão de cupons, que já podem ser encontrados nas lojas participantes da iniciativa, e que já estão com o material promocional (urnas, cartazes e cupons, em exposição). É mais um estímulo para fortalecer o comércio local, uma vez que a premiação é revertida em compras no varejo da cidade, e aumentar o relacionamento dos consumidores com os estabelecimentos”, explica Carbone.
Em paralelo, a CDL-BG segue com o tradicional concurso de vitrines, incentivando o embelezamento dos estabelecimentos, atraindo clientes e amplia oportunidades. As lojas interessadas podem se inscrever até o dia 30 de novembro.
O Presidente do Sindilojas finaliza com uma orientação ao consumidor, focada no planejamento financeiro. “Que todos comprem com planejamento, vejam a dimensão do orçamento e não comprometam com compras, para que não virem inadimplentes. Mas é muito importante também não deixar a data em branco, pois lembrar nessa hora de quem gostamos tem um valor inestimável e pode levar muita alegria aos lares”, orienta Amadio.