Oportunidade de qualificação e acesso à saúde?
O SEST-SENAT tem!
Volto a repetir: os cursos e serviços oferecidos pelo SEST-SENAT estão à disposição de toda a comunidade e não somente aos profissionais do setor de transporte. Portanto, quem precisar de serviços de odontologia, nutrição, psicologia e fisioterapia pode passar na unidade e fazer sua consulta/avaliação com os profissionais das referidas áreas. Já na área de qualificação, 2026 promete ser marcante para a unidade do SEST-SENAT, que se prepara para oferecer os cursos técnicos em Administração e Segurança do Trabalho, ambos com apenas um ano de duração. “Estamos de portas abertas para a comunidade. A distância, que há cerca de 20 anos atrás, era motivo de impedimento para que a comunidade nos visitasse, hoje não existe mais. E cabe destacar que para trabalhadores do transporte não tem custo, enquanto para os demais, o preço é bastante acessível”, lembra o diretor do SEST-SENAT, Eduardo Caleffi.
O ‘pontapé’ é na Vinícola Speranza
Hoje a Vinícola Speranza, em Faria Lemos, dá o ‘pontapé’ na utilização da Unidade Móvel de Envazamento de Vinhos, entregue na última segunda-feira à Enovinho, a Associação das Vinícolas Familiares de Bento Gonçalves. Falei com o Alceu Speranza pra saber da expectativa. “Além de padronizar todo o processo, vai agilizar nosso dia a dia. O que faremos em menos de duas horas, entre higienizar os equipamentos e realizar todo o envase, antes levava um dia todo. Sobra mais tempo pra outras atividades e melhora nossa qualidade, sem dúvida”, comemora. Hoje o Alceu produz em média 30 mil litros/ano, com 100% das uvas em seus próprios vinhedos. Nessa primeira ação, serão envasados mil litros da variedade Bonarda, cerca de 1,3 mil garrafas. Na produção da Speranza tem outras 15 variedades de uvas, entre elas, Malbec, Tannat, Cabernet, Merlot, além do resgate da Peverela, quase extinta no país. A saber: o projeto da Unidade Móvel conta com recursos de R$ 750 mil provenientes de emenda parlamentar do deputado estadual Guilherme Pasin e executados pelo Consevitis-RS. Trata-se de um caminhão com sistema completo de envase e rotulagem, capaz de atender pequenas e médias vinícolas diretamente em suas instalações. O equipamento realiza as etapas de higienização de garrafas, filtragem, envase, vedação (rolha ou screw cap), rotulagem e aplicação de cápsula.
50 anos de comprometimento
Em tempos em que vagas de trabalho sobram nas mais diferentes áreas, ter no quadro de funcionários profissionais com 50 anos de ‘casa’ é algo raro. No Tacchini Saúde, mesmo realizando mutirões para preencher vagas – e não consegue suprir – essas exceções acontecem. Em outubro, a instituição reconheceu 221 funcionários que neste ano completaram de 5 a 50 anos atuando no Hospital Tacchini Bento Gonçalves, além do Tacchimed, do Hospital Tacchini Carlos Barbosa e do Tacchini Instituto de Pesquisa. O destaque da edição foi a Especialista em Negociações Estratégicas, Berenice Bortolini Biasin, que completou 50 anos de trabalho em 2025. “Quando cheguei aqui, jamais imaginei que o Tacchini se tornaria tão importante na minha vida. Cresci junto com a instituição, fiz amigos, vivi alegrias e desafios. Nem vi o tempo passar”, afirmou a ‘Bere do Tacchini’. Quero deixar aqui um ‘Parabéns’ pra Bere e dizer que a dedicação e comprometimento dela servem de exemplo para as gerações mais novas. Hoje, qualquer ‘100 pila’ ou um simples incômodo é motivo pra essa geração ‘chutar o balde’,
O pioneirismo do Super Apolo
Participei na semana passada da entrega do Troféu Empreendedor, promovido pelo Sindilojas Jovem Regional Bento. Entre as diversas categorias homenageadas com a distinção, o Super Apolo foi agraciado com no segmento ‘Comércio Tradicional’, ou seja, pela sua longevidade. Entrevistei o empresário Antônio Cesa Longo e ouvi dele algumas ações realizadas pelo Super Apolo que marcam seu pioneiro e que as vezes nem percebemos. “O Apolo está completando 55 anos, gera quase mil empregos diretos e que presta mais de 600 mil/mês. Seguimos contribuindo e acreditando no varejo. Fomos a primeira empresa do setor supermercadista a usar o código de barras e adotar o uso de plataforma hidráulica em nossos caminhões, diminuindo o trabalho operacional e buscando qualificação, sempre focado em atender nossa população”, relata Longo. Ainda neste mês, o Apolo deve abrir mais uma loja em Caxias do Sul, passando a ter duas unidades. Hoje o Apolo está em Farroupilha, Garibaldi e Bento, com seis unidades.