O piloto bento-gonçalvense Marciano Santin voltou às pistas em grande estilo. No último final de semana, no dia 1º de novembro, Santin conquistou o 1º lugar na quinta etapa do Sul Brasileiro de Motovelocidade, disputada na categoria PRO-400 (400 cilindradas), no autódromo Velopark, em Nova Santa Rita.

Pentacampeão brasileiro e tetracampeão gaúcho de motovelocidade, Santin ficou cinco anos afastado das competições, período em que chegou a duvidar se voltaria. “Isso sempre esteve no sangue, desde os meus 16 anos de idade. Tive um acidente feio na rua, de moto, e machuquei o quadril, quebrei em três lugares. Pensei que nem ia andar de moto mais, mas esse sonho voltou”, afirma.

Esposa, Fabiane Elisabete Mikoaski, e Marciano Santin

A retomada começou de forma simples: “Comprei uma moto e comecei a treinar uma ou duas vezes e vi que dava”, relembra o piloto. O retorno ao ambiente competitivo veio rápido e com resultados impressionantes. Na prova em que garantiu o título, Santin largou em oitavo lugar no grid, após um treino classificatório abaixo do esperado. Mas a experiência falou mais alto. “Comecei a passar um, passar outro. Quando vi, faltando duas voltas para o final da corrida, eu estava em segundo lugar. Aí passei o primeiro e ganhei a corrida, faltando duas voltas para o fim”, destaca.

Além da vitória, Marciano Santin também bateu o recorde da pista, com o tempo de 1 minuto e 5 segundos, consolidando o retorno em grande forma. “Estou bem feliz com isso. Quero agradecer a Deus em primeiro lugar, à minha esposa, que é a minha família agora e aos meus patrocinadores”, frisa.

Santin já foca na próxima etapa, marcada para 30 de novembro, no Autódromo de Tarumã, em Viamão. Determinado, ele garante que o retorno é para valer. “Estou preparado, e no ano que vem pretendo começar o campeonato de verdade, porque vi que estou com boas condições e preparo físico”, finaliza.