A atleta de Pinto Bandeira representou o Rio Grande do Sul no domingo, 19, na Copa Brasil de Cross Country, disputada em Poços de Caldas (MG). A competição, que também serviu como seletiva nacional para o Campeonato Sul-Americano da modalidade, reuniu os principais nomes do atletismo brasileiro em uma das provas mais desafiadoras do calendário.

Hélen completou os 2 km da prova adulta feminina na 7ª colocação geral, sendo a primeira atleta da região Sul a cruzar a linha de chegada. O resultado confirma sua constância em alto nível. “Foi uma competição muito disputada e que reúne os melhores atletas da modalidade. Essa foi a minha sexta participação em um Cross Country Nacional, dentre todas as categorias, e minha segunda vez no adulto. É sempre importante estar participando com as melhores do país, então isso já conta. E chegar entre as melhores, principalmente sendo a primeira do sul do país, é ainda mais especial”, destaca.

O percurso da prova, segundo a atleta, apresentou trechos planos e alguns desafios técnicos. “O trajeto era bem plano, então não encontrei nenhuma dificuldade maior. Passávamos pelo meio de araucárias e pinos, com raízes expostas no terreno. Eu corri de sapatilha, então os pregos acabavam deslizando um pouco, mas no geral a prova foi em grama. Tinha algumas elevações, mas pouquíssimas. O clima também estava ameno, com uma temperatura boa para competir”, conta.

A atleta vinha se preparando especificamente para esta competição, que definia as classificadas para o Sul-Americano de Cross Country, marcado para 8 de novembro, na Colômbia. Apesar de ter ficado fora do grupo das quatro primeiras, que garantiram vaga direta, Hélen avalia seu desempenho como muito positivo. “O objetivo era a classificação para o Sul-Americano. Foi por pouco, o seletivo era até o quarto colocado, mas o resultado foi muito bom. Pode acontecer algo extraordinário, como alguma atleta ser pega no doping ou desistir, mas, a princípio, não entrei na seleção”, explica.