Os vereadores de Bento Gonçalves aprovaram, na sessão ordinária desta segunda-feira (13), o Projeto de Resolução nº 22/2025, que concede o Diploma de Honra ao Mérito ao 6º Batalhão de Comunicações (6º BCOM) – Batalhão Presidente Geisel, em reconhecimento aos seus 50 anos de atuação e relevantes serviços prestados à comunidade bento-gonçalvense.

A homenagem foi proposta pela Mesa Diretora e contou com a subscrição de diversos vereadores. O diploma reconhece o papel histórico da instituição na área da segurança, da cooperação social e do desenvolvimento do município e da região.

“É um Batalhão que contribuiu muito para o desenvolvimento do município de Bento Gonçalves e esta Casa, em nome dos 17 parlamentares que aqui se encontram, através dessa honraria, vai reconhecer todos os serviços prestados”, disse o presidente Anderson Zanella (Progressistas).

O 6º Batalhão de Comunicações foi criado pelo Decreto Presidencial nº 768.592, de 11 de novembro de 1975, assinado pelo então Presidente da República Ernesto Geisel, natural de Bento Gonçalves. As instalações do batalhão possuem uma rica história, tendo abrigado anteriormente o 1º Batalhão Ferroviário, que atuou na cidade de 1943 a 1971, e o 3º Batalhão de Comunicações do Exército, que permaneceu no local entre 1971 e 1976.

Em 1º de janeiro de 2016, o 6º Batalhão passou por um processo de reestruturação que resultou na criação de duas novas subunidades: a 15ª Companhia de Comunicações Mecanizada, com sede em Cascavel (PR), e a 8ª Companhia de Comunicações, em Bento Gonçalves. Atualmente, o batalhão conta com aproximadamente 275 militares, entre oficiais, subtenentes, sargentos, cabos e soldados.

Sua missão principal é instalar, explorar, manter e proteger o sistema de comunicações da 6ª Divisão de Exército, com Quartel-General em Porto Alegre, utilizando equipamentos de alta tecnologia e pessoal altamente qualificado. Além disso, o 6º BCOM é responsável por formar e qualificar militares nas áreas de comunicações, intendência, material bélico e saúde, além de oferecer suporte em ações de defesa da pátria, defesa civil e cooperação com o desenvolvimento nacional.

O batalhão já participou de operações de destaque, como a Força de Pacificação no Complexo da Maré (RJ), a Missão de Paz no Haiti, a Operação Acolhida (RR) e as recentes Operações Taquari I e II, em apoio às ações humanitárias durante as enchentes no Rio Grande do Sul.

No debate do projeto, o vereador Gabrielli (MDB) sugeriu que a homenagem se estendesse ao 1º Batalhão Ferroviário, hoje sediado na cidade de Lages (SC), responsável pela criação de diversas linhas férreas do interior de Bento Gonçalves.