SEST-SENAT de portas abertas, sempre!
No último sábado conferi de perto as ações do projeto ‘SEST-SENAT de Portas Abertas’ e o que vi, superou minhas próprias expectativas. A unidade recebeu um público expressivo e, entre eles, muita criançada, que se divertiram nos brinquedos colocados à disposição. Vi ainda o secretário de assistência social Eduardo Viríssimo dando banho de mangueira na piazada, que escorregava numa pista improvisada de sabão. Voltei à infância e confesso que deu vontade de fazer o mesmo, mas o resultado seria dores por todo o corpo. Aproveitei e ainda peguei no volante, no simulador de um caminhão. Se gostei? Demais! Mas os números do projeto e todos os detalhes estão na página 11 desta edição, numa reportagem da colega Eduarda Medina. Por cima, foram mais de 800 pessoas e mais de 200 participantes, somente no projeto ‘Motorista do Futuro’. Todos os serviços prestados foram gratuitos. Obrigado Eduardo Caleffi e equipe pela recepção!

O Parabéns vai pra Mesal!
Participei na última sexta-feira do evento de integração que marcou os 45 anos de fundação da Mesal, que nasceu em 1980 no bairro São Roque, como Metalúrgica Santo Antônio. Entre palestra motivacional e apresentação de dados da empresa, como o planejamento estratégico, vi centenas de colaboradores literalmente ‘vestindo a camiseta’ da Mesal. Na ocasião, levei ao ar pela RÁDIO RAINHA FM uma entrevista com o diretor João Paulo Kronhardt e o que ele me disse, vai ao encontro das ações que vi. “Se hoje chegamos a esse momento de confraternização, ele foi construído em conjunto com as pessoas que fazem nosso dia a dia, ou seja, nossos colaboradores, clientes e parceiros. São 45 anos apostando no Brasil e em meio a essa história, muitos desafios, todos superados com nossa gente”, disse-me Kronhardt, sempre frisando as pessoas que fizeram e fazem a Mesal. Na edição de sábado, 18, do JORNAL SEMANÁRIO os leitores poderão conferir a grandeza dessa empresa, que hoje gera mais de 250 empregos diretos e tem clientes em mais de 40 países dos continentes americano, africano e asiático. Vida Longa à Mesal!

ADEF e seu ‘Macarrão da Nona’
A Associação dos Deficientes Físicos de Bento Gonçalves, a ADEF, realiza no próximo domingo, 19, a 15ª edição do tradicional ‘Macarrão da Nona’. No cardápio, claro, além do macarrão da nona, serão servidos dois tipos diferentes de spaghetti, frango na cerveja, carne de porco e sobremesa. Conversei com a presidente da ADEF, a Cleci Fracalossi, e a expectativa é bastante otimista, uma vez que todos os 350 ingressos devem ser comercializados. Embora a entidade se mantenha através de projetos, o valor arrecadado serve para garantir as ações realizadas aos cerca de 280 pacientes, que mensalmente recebem mais de 600 atendimentos. Na sede da ADEF são prestados serviços de fisioterapia neurológica, psicoterapia, fonoaudiologia e atendimento com assistente social. Há ainda os grupos de arteterapia e de xadrez inclusivo, bem como os grupos das emoções com jovens e adultos e o grupo ‘Mulheres no comando de Si’. Junta-se a isso, ações de educação física e tênis paralímpico. E como diz o nome do evento, nesse ano a homenageada é a Nona Teresinha Gujel Vivan, eleita pelas demais nonas que integram o Grupo das Avós que realizam trabalhos manuais na entidade. Informações e ingressos podem ser obtidos na ADEF ou pelo telefone da entidade, o 54 3451-4499.

Aurora entre as 100 maiores empresas do Estado
Recebi da assessoria de comunicação da Vinícola Aurora material relatando que a Cooperativa aparece na 86ª posição do Estado e na 239ª colocação no ranking entre as maiores do Sul do país. O reconhecimento deu-se recentemente em pesquisa do grupo Amanhã, que avaliou o desempenho de empresas com base no balanço de 2024. Pra mim, momento de alegria e até orgulho, pois, como digo, ‘valorizo as coisas da terrinha, aqui da colônia, da aldeia’. Sim, sou bairrista e sempre tive admiração pela Aurora. Uma vez, quase trabalhei lá! Mas saber parte de sua história, os momentos ruins que foram enfrentados e superados pela união e esforço dos cooperados e, como consequência premiações reconhecidas no Brasil e mundo a fora, além de diversos lançamentos que contemplam consumidores dos mais diversos gostos, só podiam resultar nisso: no crescimento e no reconhecimento. No texto, o presidente Renê Tonello lembra que em 2026, a Cooperativa completa 95 anos de fundação. Parabéns à direção, gestores, colaboradores. A Aurora merece e nós, consumidores, aplaudimos!