A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Bento Gonçalves notificou, nesta quinta-feira, 9 de outubro, ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul um caso suspeito de intoxicação por metanol. O paciente, um homem de 26 anos, procurou atendimento na UPA 24h na noite de quarta-feira, 8 de outubro, com sintomas de náuseas e vertigem após ingerir uísque.
De acordo com a SMS, diante do quadro clínico sugestivo de intoxicação, foram coletadas amostras para análise laboratorial. O jovem apresentou melhora nas últimas horas e já recebeu alta médica.
Segundo o governo estadual, além de Bento Gonçalves, há outros cinco casos em investigação: em Torres, Passo Fundo, Novo Hamburgo, Viamão e um em Porto Alegre. Ainda na manhã desta quinta-feira, foi descartada uma suspeita de intoxicação em um dos casos na Capital.
O primeiro caso confirmado de intoxicação por metanol no estado foi registrado na quarta-feira (8). A vítima é um homem de 42 anos que teria consumido caipirinhas com vodka em um bar de São Paulo. Ele retornou a Porto Alegre, onde mora, e foi internado no Hospital São Lucas no dia 30 de setembro. O consumo da bebida ocorreu no dia 26. O paciente recebeu alta médica após a melhora do quadro.