PUTZ!!!
Um dos grandes ídolos de milhões de brasileiros e muitos do mundo político da nossa Pátria Amada, que está ferrando com empresas e empregos, fez um discurso a uma plateia de praticamente todos os generais, almirantes e comandantes, lotados no mundo inteiro, que formam as forças armadas mais poderosas do Planeta – por enquanto, claro -, que, a se notar as reações, caras e bocas dos fardados, cheios de estrelas, galardões e medalhas, não foi exatamente o que imaginavam ouvir, apesar de já haverem vividos com Donald Trump anteriormente, como seu comandante em chefe. Depois de ouvir o discurso patético do Ministro do Departamento da Defesa (ou será “da Guerra”?), que ofendeu o alto comando militar dos EUA, tiveram que aturar uma hora e dez minutos de “trumpismo”.
ACHO…SÓ ACHO!…
Creio que quem ouviu os discursos do ministro e do Trump, integralmente, deve ter percebido que houve um intenso conflito entre o “tico e o teco”, muito maior do que os muitos já havidos e testemunhados pela população mundial. Só que, desta feita, Trump partiu pra cima dos comandos das forças armadas dos EUA e, provavelmente, acho…só acho, que isso terá consequências que se somarão àquelas que já se mobilizam contra muitas atitudes que estão prejudicando TODOS os cidadãos americanos e não só muitos países. O ministro chegou a dizer que os generais que era “inaceitável ver almirantes e generais gordos pelo Pentágono (central do Departamento do de Defesa o país) e liderando comandos pelo país e pelo mundo”, como se Trump tivesse “histórico de atleta” e fosse parecido com um. Acho…só acho…
E TEVE MAIS…
Sim, o comandante em chefe, Trump, chegou a comentar sobre a barba, cor dos cabelos – muitos são grisalhos -, bigodes dos generais e almirantes, e até dizendo isso: “…nunca entrei em uma sala tão silenciosa…não riam (ouvia-se risos), vocês não podem fazer isso, aproveitam e divirtam-se e aplaudam…sabem de uma coisa, se quiserem fazer qualquer coisa, façam o que quiserem e se não gostarem do que digo, podem sair da sala,…claro lá se vão sua patente e seu futuro…”. Creio que dá para se imaginar o que o alto oficialato presente na sala deve ter pensado. Será que Trump está enganando com seus discursos?
LIBERDADE DE EXPRESSÃO PRA QUEM?
Eu pensei que o Trump defendia com unhas e dentes a “liberdade de expressão” de TODOS. Não será bem assim? Essa liberdade é só para ele e seus admiradores? Todos têm a “obrigação” de o aplaudir e jamais o criticar? Bem, pelo que se tem visto na relação entre Trump e a imprensa dos EUA, já acho…só acho, que é assim mesmo. Creio que as “normas e leis trumpistas” terão que ser revistas por ele. Aposto…aliás, só acho, que esse festival de incoerências dele terão consequências, em curto prazo… Quem sabe a autoaplicação da Magnitsky, hein?
ENQUANTO ISSO…
O nosso mui leal e valoroso Congresso Nacional (ainda bem que tem poucos por lá que estavam no caso “mensalão”, né?), através da Comissão Mista de Orçamento, decidiu catapultar O FUNDO ELEITORAL de UM BILHÃO para “módicos” QUATRO BILHÕES E NOVECENTOS E SESSENTA MIL. Não basta o ralo das “emendas parlamentares” muitas com destino incerto e não sabido. Aliás, ministro Flávio Dino, do STF, que é atacado com virulência por alguns parlamentares, exatamente porque ele determina o cumprimento do que a Constituição prescreve, no que se refere às verbas públicas, “coisinhas básicas”, como transparência, impessoalidade, moralidade e PUBLICIDADE. Precisará uns trinta mil “dinos” para controlar essas verbas do Fundo Eleitoral 2026. Ou mais! E as tais de “emendas pix” se espalham pelos governos de Estados…
E O TRÂNSITO?
Aqui, na cidade, os “experts” no assunto continuam inertes. E na BR-470, trecho entre Bento e Carlos Barbosa, já está consolidado como “pista de provas” interurbana. Nesta quarta-feira, com chuva, fui para Porto Alegre. O trânsito estava intenso, por volta de 10 horas. Como sempre, ando a 60 Km/h e, por isso, sofro pressão de parte dos veículos no mesmo trecho. Luz alta, buzinas, além do para-choque deles quase encostado no meu são “normais”. Aí me pergunto: Por que não temos mais uns 20 policias federais rodoviários no trecho, abastecidos como radares moveis e mais uns dez pardais? Sim, pois verba para os pagar sobraria só com a montanha de dinheiro que seria arrecadada com multas. A PRF não dispõe de recursos materiais e humanos para fiscalizar como é preciso nesse trecho. E aí? Fazer o quê? Rezar para não ser abalroado por um desses “sem noção”?
ÚLTIMAS
Primeira: Algo que era raro acontecer passou a ser quase “normal” no centro de Bento Gonçalves. As quedas de energia elétrica passaram a ter mais frequência. Por que será, hein? Segunda: Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves está selecionando, via concurso, funcionários para mais TRÊS cargos. Quem lembra, como eu, que a Câmara tinha 21 vereadores não remunerados (era tido como “cargo honorífico” pelos eleitores, em eleições disputadíssimas), e TRÊS funcionários no total, deve ter muitos questionamentos a fazer; Terceira: O número de reuniões da Câmara continua o mesmo da década de 1970, ou seja, UMA por semana. O número de vereadores é de 17 (sem contar que Monte Belo, Santa Tereza e Pinto Bandeira) que eram distritos de Bento, dispõe de NOVE vereadores cada, perfazendo, então, na mesma área territorial, 44 vereadores, com tudo o que os cerca; Quarta: E aí surgem os “jênios” para dizer que “o governo gasta mal e que precisa controlar os gastos, gastando só o que arrecada”. Qual governo, cara-pálida? Quem aprova leis que permite tais coisinhas? Onde entram os parlamentos nisso tudo? Quinta: Entrem no portal da Câmara, examinem tudo o que consta dele, como cargos, horários, funções e salários (se conseguir, porque “transparência” é para quem é muuuiiiitooo bom em informática). Esse “método” deve fazer parte das “facilidades para os mortais comuns poderem acompanhar as ações e seus “representantes”. Constatar-se-á que a Câmara precisava muito, mesmo, de mais três funcionários (forte dose de ironia). Só acho… Sexta: Sugiro que o prefeito e os vereadores façam uns passeios a pé pelas calçadas de Bento Gonçalves, centro e bairros. Verão in loco o porquê de tantas reclamações que recebo, diariamente, sobre essa vergonha que macula a cidade; Sétima: Quatro vereadores foram para Brasília. Motivo: seria entregar projeto de construção de complexo esportivo. Hein? Mas, já não havia um, aprovado e devolvido por falta de interesse (ou conflito político?), além de tentar emedas parlamentares (?). Voltarei ao assunto; Oitava: Não vou comentar hoje sobre futebol. Vai que um árbitro não goste do comentário e marque pênalti para o Inter, maior “penalteiro” do ano, mundialmente falando, né? Nona: Melhor deixar de lado essas “coisinhas” e voltar a atenção para a rodada, importantíssima do final de semana. Inter x Botafogo e Grêmio x Bragantino. Oremos!