A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, 3 de outubro, a Operação Peacekeeper, com o objetivo de combater o financiamento e o fornecimento de armas e munições a comunidades indígenas em conflito no município de Água Santa, no Rio Grande do Sul. A ação conta com o apoio da Brigada Militar e do Exército Brasileiro.
Durante a operação, são cumpridos 23 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva expedidos pela 3ª Vara Federal de Passo Fundo e pela 5ª Vara Federal de Novo Hamburgo.
O inquérito policial apontou que arrendatários de terras indígenas, Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs), estabelecimentos comerciais e indivíduos vinculados a organizações criminosas atuaram no fornecimento de armas e grande quantidade de munição a grupos em disputa, contribuindo para a escalada da violência na região.
Os investigados podem responder pelos crimes de posse, porte e comércio ilegal de arma de fogo, além de constituição de milícia privada.
A Polícia Federal reforçou que atua de forma integrada com outras forças de segurança e órgãos de fiscalização, reafirmando o compromisso com a segurança das comunidades indígenas e o combate à criminalidade organizada.


Fotos: PF / Divulgação