O filme “O Último Trem”, realizado em Bento Gonçalves através da Lei Paulo Gustavo, foi selecionado para o 18º Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF), que ocorrerá na Califórnia, Estados Unidos, de 13 a 16 de outubro.

Dirigido pelo barbosense radicado em Porto Alegre, Boca Migotto, o média-metragem foi um dos projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo no município e foi filmado na cidade em novembro do ano passado. A obra estabelece um diálogo entre a história dos trens e do cinema, se passa majoritariamente na estação ferroviária da cidade e tem no elenco Liane Venturela, Nelson Diniz e a bento-gonçalvense Solana Corrêa.

A equipe do média-metragem foi composta por profissionais de Porto Alegre e de Bento Gonçalves. O filme foi recentemente apresentado para a comunidade em sessão de estreia lotada no Movie Arte Cinema, do Shopping Bento. Nas últimas semanas, o diretor e a proponente do projeto, que também assina o roteiro com Migotto e a produção executiva, Patrícia Larentis, estiveram em várias escolas da cidade apresentando e debatendo o filme com alunos e professores do ensino fundamental e médio da rede municipal.

A carreira do filme não se restringe ao Los Angeles Brazilian Film Festival. Desde seu lançamento, a obra já participou de diversos festivais em todo o Brasil, como o 15 MOSCA e o Festival de Cinema de Sumaré, além de ter sido selecionada para os festivais Cine Curta POA, Festival de Cinema de Canoas e o Festival Internacional de Três Passos, que ocorrerão ao longo dos meses de setembro e outubro.

“O Último Trem” está apenas no início da sua trajetória em festivais, levando as paisagens e o trabalho de profissionais locais para diversos cantos do país e, agora, também para os Estados Unidos.

Sobre o diretor
Boca Migotto é um diretor conhecido de Bento Gonçalves. Na região, já filmou inúmeros trabalhos para o antigo Histórias Curtas da RBS TV, como “Rio das Antas – Vale da Fé”, “Frente a Frente” e a série “Sapore d’Italia”, que teve como locações Bento Gonçalves e mais de 15 cidades do Vêneto, na Itália. Migotto também dirigiu outros trabalhos na região, muitas vezes dando visibilidade à história da imigração italiana, como o longa-metragem “Pra ficar na História” e os curtas-metragens “Memórias em sal de prata”, “Às margens”, “Tcheco”, “O homem dos raios” e “A sombra das videiras”, entre outros.

Sobre o Los Angeles Brazilian Film Festival
O Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF) é considerado o maior festival de cinema brasileiro nos Estados Unidos. Realizado anualmente em Los Angeles, na Califórnia, o evento promove e difunde o audiovisual brasileiro por meio da exibição de uma seleção de filmes nacionais na capital mundial do cinema. O festival também busca desenvolver relações entre produtores brasileiros e membros da indústria cinematográfica americana, incentivando o mercado do audiovisual brasileiro nas áreas de serviços de produção, coprodução e distribuição de filmes.

“O Último Trem” foi contemplado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo, categoria média-metragem, no município de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O projeto conta com apoio do Ministério da Cultura, Secretaria Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, Giordani Turismo, Shopping Bento, Movie Arte Cinema, Bento Film Commission, SEGH – Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho, Bento e Região Convention & Visitors Bureau, Orquídea, Plaza Hotel & Boulevard Convention Vale dos Vinhedos, Di Paolo, Casa Rigo, House Restaurante e Forasteiros Lanches.

Sinopse
Numa noite qualquer, Augusto chega à Estação para tomar seu trem. Augusto não gosta de viajar nem de cinema. Para ele, bom mesmo é ficar em casa. Mas algo o levou àquela plataforma, onde encontra Macária. Sentada, sozinha, na penumbra, ela parece aguardar por ele. É ela que o adverte sobre o trem que não chegará naquela noite. Inconformado e desconfiado, Augusto se senta ao lado dela e aguarda. Só pode ser uma brincadeira, afinal, lhe venderam o bilhete e, portanto, o trem deve estar chegando. Não está. E enquanto espera, ambos conversam sobre o tempo que passou. Como os trens pela plataforma, como o cinema projetado sobre as telas brancas em salas escuras, a conversa entre eles nos levará a revisitar, também, o nosso próprio passado. Mesmo que nem o tenhamos vivido.

Ficha técnica
Elenco: Liane Venturela, Nelson Diniz e Solana Corrêa
Direção: Boca Migotto
Roteiro: Boca Migotto e Patrícia Larentis
Produção executiva: Fernanda Etzberger e Patrícia Larentis
Direção de produção: Deise Chagas
Direção de fotografia: Leco Petersen
Edição de som: Juan Quintans
Assistente de câmera e gaffer: Mavi Prado
Elétrica: Jorge Formiga
Produção de set: Misael Castro
Figurino: Deise Ceccagno
Maquiagem: Juliana Gomes
Montagem: Eduarda Jacobs
Design: Vinícius Rodrigues