A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPPGV), apreendeu nesta terça-feira, 9 de setembro, um jovem de 18 anos, apontado como autor do golpe de faca que matou o segurança Suzano Armero Vieira, de 28 anos, em Vacaria. À época do crime, o suspeito tinha 16 anos.

O caso ocorreu na madrugada de 14 de janeiro de 2024, na Rua Pinheiro Machado, em frente ao Bar Malibu. Segundo a Polícia Civil, o segurança havia ido à rua para intervir em um tumulto provocado por pessoas que tinham sido retiradas do estabelecimento após brigas. Do lado de fora, os indivíduos passaram a agredir e a arremessar pedras. Em determinado momento, um dos participantes se afastou, pegou um objeto escondido e voltou, desferindo um golpe de faca nas costas do segurança, que chegou a ser levado ao hospital, mas morreu antes da entrada.

Suzano Armero Vieira realizava seu último trabalho como segurança e iniciaria outro emprego na segunda-feira seguinte.

De acordo com a Polícia Civil, vários suspeitos e testemunhas foram ouvidos e imagens da região analisadas até se chegar à autoria do ato infracional correspondente ao crime de homicídio qualificado. O adolescente chegou a responder em liberdade durante o processo, após uma internação provisória.

A decisão pela aplicação da medida socioeducativa de apreensão em estabelecimento (CASE) foi da Juíza da Vara da Infância e Juventude de Vacaria. Policiais civis localizaram o jovem em sua casa, apresentaram-no no plantão da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para os trâmites legais e depois o conduziram à CASE de Caxias do Sul.

O período de internação é de até três anos, com reavaliação a cada seis meses, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Foto: Serviço de Comunicação Social da 25ª Região Policial