A Polícia Civil do Rio Grande do Sul cumpriu, nesta terça-feira, 2 de setembro, 25 mandados de busca e apreensão em uma operação contra fraudes na comercialização de planos de saúde. A ação, chamada de Operação Carência Zero, ocorreu em cinco estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraíba, São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo as investigações, uma organização criminosa simulava representar uma operadora de saúde gaúcha e aplicava golpes ao oferecer planos particulares com descontos irreais e promessa de ausência de carência. Para viabilizar a fraude, os suspeitos criavam vínculos empregatícios fictícios e incluíam as vítimas em planos empresariais legítimos, sem que houvesse relação de trabalho com as empresas utilizadas no esquema.

Relatórios de inteligência financeira apontaram movimentações superiores a R$ 287 milhões entre empresas e pessoas físicas sem justificativa econômica. A estrutura do grupo incluía lideranças estratégicas, núcleo financeiro, operacional, suporte e empresas de fachada.

A Justiça determinou o sequestro de R$ 5 milhões de cada um dos 26 investigados, além de 17 veículos e três imóveis. As investigações continuam para apurar outros beneficiários e possíveis operadoras vítimas.