Semana passada fui inaugurar o novo hangar para fabricação dos protótipos de dirigíveis da AIRSHIP do Brasil, la na cidade de São Carlos – SP, que concentra a tecnologia e o conhecimento aeronáutico. As fotos estão em www.airshipdobrasil.com.br .
O plano é colocar um primeiro dirigível voando até o final deste ano, já licenciado pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, para fabricação e comercialização. Será um modal
alternativo.
Semana passada também iniciaram as obrar da pavimentação do campo de pouso de Bento Gonçalves. Muitas máquinas e caminhões iniciaram uma necessária obra que deverá estar pronta no mês de outubro próximo.
É uma nova época para Bento, que entrará na era do jato. Para o Brasil, o reinicio de um processo de voo que nunca deveria ter terminado: o mais leve do que o ar.
A escola de formação do Aero Clube de Bento Gonçalves – ACBG já entregou para a aviação comercial brasileira inúmeros pilotos e alguns já comandam os mais modernos aviões do mundo.
Por ali passaram quatro de meus irmãos, um cunhado e o Eduardo, meu filho. Também me formei no ACBG e muito agradeço pelo útil aprendizado como “manicaca” (nome dado a quem inicia o curso),
Agora a escola fica temporariamente fechada, os aviões particulares foram transferidos para Garibaldi mas tudo isto é temporário pois promissores dias virão.
Certamente ícones da aviação, como o Dr. Giorgi, o Gobbi, o Ivaldo, o Zecão, o Melatti (meu instrutor) e tantos outros, estejam onde estiverem, estão vibrando com esta nova fase do ACBG.
Só se sabe da necessidade de um avião quando o relógio marca o tempo da vida. É claro que ele sempre marca o tempo mas quando alguns segundos fazem diferença para um atendimento médico localizado mais distante, o avião melhor se acerta com o relógio.
No mínimo uma vez por semana tenho que me deslocar para Porto Alegre ou Caxias do Sul para usar voos comerciais. Tenho a esperança de poder evitar estas perigosas viagens rodoviárias, ainda mais agora que o radar da polícia anda comendo solto.