No dia 27 de agosto, a Universidade de Caxias do Sul (UCS), campus de Bento Gonçalves, inaugurou duas salas em parceria com as empresas Mesal, fabricante de máquinas e equipamentos para linhas de envase, e Suvalan, por meio da Tecnovin, produtora de sucos. A iniciativa fortalece a aproximação entre a universidade e o setor produtivo. Na mesma ocasião, também foi inaugurado o Laboratório de Técnica Dietética e Nutrição.
Segundo o sub-reitor da UCS Bento, Fabiano Larentis, a parceria com as empresas é fundamental para viabilizar os projetos. “A universidade qualifica seu relacionamento ao abrir seus espaços para as marcas em questão e para a realização de atividades em conjunto com as empresas. Elas, por sua vez, se aproximam do que se desenvolve internamente na universidade e dos seus estudantes”, destaca.
As salas Mesal e Suvalan foram projetadas para oferecer um ambiente contemporâneo, alinhado aos conceitos de inovação e integração. O mobiliário foi pensado para a flexibilidade: mesas de fácil movimentação e um quadro branco móvel estimulam a interação entre alunos e professores. Ao fundo, um espaço de convivência com sofá e apoio para cafeteira proporciona momentos de pausa e descontração. Para reforçar a identidade, cada sala conta com as logomarcas das empresas parceiras e da UCS, destacando o caráter colaborativo do projeto.

As salas estarão disponíveis para acadêmicos de graduação, pós-graduação e cursos de extensão, além de poderem ser utilizadas em diferentes atividades promovidas pelas empresas patrocinadoras. A parceria com a Mesal e a Tecnovin tem duração de cinco anos, podendo ser prorrogada pelo mesmo período, e traz um importante adicional na relação delas com a universidade. “É uma forma de se tornarem mais conhecidas pelos alunos de graduação e de pós-graduação e poderem servir como futuros locais de trabalho”, analisa Larentis.

Para os empresários João Paulo Kronhardt, sócio-diretor da Mesal, e Everton Milani, gerente administrativo corporativo do Grupo Tecnovin/Suvalan, é uma forma de aproximar as empresas da instituição. “Para nós é uma satisfação, uma honra estar assinando esse convênio com o nome Suvalan numa sala da UCS. A gente já tem uma parceria longa com a universidade, onde utilizamos as salas para o aprimoramento do conhecimento dos nossos colaboradores”, destaca Milani.
Para Kronhardt, a parceria representa uma oportunidade de estar mais próxima da vida acadêmica e, assim, também dos futuros profissionais egressos da universidade. “É um grande marco, tanto para a Mesal, com seus 45 anos, como para a UCS, de estarmos participando desse projeto. Traz também para a Sociedade Brasileira do Consórcio, um desenvolvimento de pessoas e profissionais que tanto carecem do nosso mercado, e esperamos que essa aproximação da UCS com a indústria nos possibilite desenvolver pessoas e profissionais melhores, para que a gente possa suprir a necessidade da indústria no futuro”, enfatiza.
Novo laboratório
O momento contou ainda com a inauguração do Laboratório de Técnica Dietética e Nutrição. Ele integra a estrutura do curso de Nutrição da UCS e marca um avanço significativo para o campus, como destaca a coordenadora do curso, Josiane Siviero. “Essas salas são extremamente importantes, pois o nutricionista trabalha diretamente com o alimento, que é a base da nossa saúde. Esse espaço vai possibilitar diversas práticas de aprendizagem, tanto voltadas à alimentação em geral quanto ao atendimento de indivíduos que necessitam de dietoterapia”, ressalta.
Larentis reforça que o laboratório representa um investimento essencial da universidade para aprimorar a formação dos acadêmicos. “Até o momento, o curso de Nutrição, que já tem seis anos, desenvolvia suas atividades práticas em parceria com restaurantes da cidade, utilizando o que chamávamos de mini-cozinhas. Agora, com esse espaço no campus, garantimos maior qualidade e autonomia para os estudantes”, observa.
Josiane também lembra que a maioria dos alunos vem de outras cidades, e a necessidade de deslocamento para as práticas dificultava a rotina. “Antes, íamos com os estudantes até os parceiros, junto com os professores, para realizar as atividades. Agora, com o laboratório, tudo fica centralizado no campus, facilitando o processo de ensino e aprendizagem”, destaca.
Segundo Larentis, a análise para implantação do espaço começou após o período da pandemia. “É um grande ganho, porque agora os alunos podem realizar as práticas aqui mesmo, e o laboratório ainda abre novas possibilidades, como oficinas de gastronomia”, afirma.
O novo ambiente não será exclusivo da Nutrição. Também servirá como apoio para os cursos de Farmácia e Biomedicina. “Trata-se de um investimento significativo, com equipamentos de última geração e de alta qualidade, especialmente da marca Tramontina. Nosso objetivo é oferecer uma formação qualificada, alinhada ao compromisso comunitário e regional da Universidade. Esse laboratório não apenas fortalece a aprendizagem e a formação dos alunos, mas também aponta para novas oportunidades de atuação”, conclui Larentis.