A professora que agrediu uma criança de quatro anos em uma escola de Caxias do Sul foi presa preventivamente na manhã desta sexta-feira, 22. A detenção ocorreu por volta das 10h30min, no interior de Palmeira das Missões, no Noroeste do Estado.
Agentes da Polícia Civil local e da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Caxias do Sul participaram da ação. Segundo a polícia, Leonice Batista dos Santos, 49 anos, foi interrogada ainda nesta manhã, mas, acompanhada de advogados, optou por permanecer em silêncio. A investigação apura que a professora praticou crime de maus-tratos qualificado por lesão grave.
A delegada responsável pelo caso, Thalita Giacomiti Andriche, estima que Leonice estivesse em Palmeira das Missões desde quarta-feira (20) e informou que a mulher deve permanecer detida na cidade. O inquérito, segundo ela, deve ser concluído em até 10 dias. Até o momento, mais dois boletins de ocorrência foram registrados na DPCA de Caxias contra a mesma professora.
O advogado da investigada, Henrique Hartmann, afirmou que entrará com um pedido de habeas corpus e reiterou que Leonice manterá o silêncio sobre o caso.
A agressão ocorreu na manhã de segunda-feira, 18, dentro de uma sala de aula da Escola Infantil Xodó da Vovó, em Caxias do Sul, e foi registrada por uma câmera de segurança. Nas imagens, a professora aparece organizando materiais em um armário, enquanto as crianças da turma do Pré estão sentadas em círculo. Em determinado momento, Leonice se dirige a um menino e bate na cabeça dele com livros. O aluno começa a chorar, e a profissional grita antes de pegar um papel para limpar a boca do menino. Em seguida, ambos deixam a sala.