Na última quinta-feira, 14, a 1ª Delegacia de Polícia de Bento Gonçalves, por meio da Seção de Investigação e sob coordenação da delegada titular Raquel Machado Peixoto, deflagrou a Operação Mampituba II. Segundo a Polícia Civil, a ação envolveu 438 policiais civis de RS, SC e SP para cumprir 114 mandados de busca e apreensão em 21 cidades, visando investigar tráfico interestadual de drogas, porte ilegal de armas e lavagem de dinheiro.
De acordo com a corporação, a investigação busca reunir provas relacionadas a tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de armas e munições, além de lavagem e ocultação de bens e valores. Ainda conforme a Polícia Civil, cerca de 46 pessoas foram investigadas, mas os pedidos de prisões preventivas e temporárias não foram deferidos pela Justiça.
Conforme as apurações, em apenas seis meses, 12 investigados movimentaram R$ 7.859.000,00, valor que, segundo a corporação, teria origem principalmente no comércio ilícito de entorpecentes como cocaína, skunk, maconha prensada, ecstasy e outras substâncias sintéticas. A polícia informou ainda que o grupo utilizava operadores financeiros, mulheres chamadas de “atletas” — responsáveis por transportar drogas em malas, de ônibus ou carros de aplicativo — além de esconderijos em cidades do RS e SC, abastecendo diversos estados do país.
Na primeira fase da investigação, a Operação Mampituba I, deflagrada em março de 2024, foram cumpridos 30 mandados de busca no RS e SC. Segundo a Polícia Civil, naquela ocasião foi localizado um laboratório de fabricação de ecstasy em Palhoça (SC), onde três pessoas foram presas. Outras duas foram detidas em Torres (RS), resultando na apreensão de drogas como ecstasy, maconha e cocaína. Também foram recolhidos veículos, dinheiro, balanças, celulares, documentos e uma máquina automática de fabricação de comprimidos, além de 450 g de skunk, 4.904 comprimidos de ecstasy, 48 kg de drogas sintéticas e insumos, e 2,7 kg de cocaína.
Na segunda fase da operação, realizada no último dia 14, a Polícia Civil informou que oito pessoas foram presas em flagrante. Os materiais apreendidos incluíram 23 telefones celulares, um automóvel, quatro notebooks, um computador, R$ 16.266,00 em dinheiro, cinco balanças de precisão, 63 cartuchos de arma de fogo de diversos calibres, três armas de fogo, além de pequenas quantidades de crack (1g), skunk (81,7g), haxixe (261g), maconha (881g) e cocaína (1.735g).









Fonte/Fotos: 1ª DELEGACIA DE POLÍCIA DE BENTO GONÇALVES