A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mantém a vacinação contra o sarampo para pessoas com idades entre seis meses e 59 anos. A imunização está disponível nas unidades de saúde, com ações de intensificação vacinal em todo o Rio Grande do Sul até o dia 23 de setembro.
O objetivo é ampliar a cobertura vacinal, atualizar a situação de pessoas não vacinadas ou com esquema incompleto e aplicar a chamada “Dose Zero” para crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias.
O sarampo é uma doença viral aguda, potencialmente grave e altamente contagiosa, transmitida por gotículas e aerossóis. Estima-se que 90% das pessoas suscetíveis ao vírus sejam infectadas ao terem contato com ele. Segundo a coordenadora do setor de imunizações, Daiane Orio, “a vacinação é a medida mais eficaz de prevenção, controle e eliminação do sarampo”.
Entre as complicações possíveis estão pneumonia, otite, doenças diarreicas e neurológicas, que podem provocar sequelas como surdez, cegueira, atraso no crescimento e redução da capacidade mental. A doença também pode ser fatal, principalmente em crianças menores de dois anos e adultos jovens.
A ação é voltada a indivíduos que não tenham realizado ou não consigam comprovar a imunização conforme o Calendário Nacional de Imunizações e que residam em áreas de maior risco de reintrodução do vírus. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, estão nessa classificação 35 municípios, incluindo:
- Regiões de fronteira, com deslocamento diário da população entre países
- Municípios da Serra Gaúcha, devido ao alto fluxo turístico, especialmente no inverno
- Capital, pela alta densidade populacional
- Horário: Das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30
- Onde: Unidades de Saúde (exceto Cohab, Barracão, Progresso e unidades do interior). No Municipal, a vacinação ocorre às terças e quartas-feiras.