A produtora audiovisual Tangram Content, de Bento Gonçalves, cumpriu na última semana um desafio em velocidade: os videomakers fizeram, junto da siete.doc, o registro da 33ª edição do Rally dos Sertões, o maior das Américas. O resultado será um documentário, abordando tanto a grandiosidade, como as minúcias do evento. O lançamento está previsto para dezembro.
O Rally dos Sertões é a maior competição off-road das Américas e chega em 2025 em sua 33ª edição. Ao todo, 159 veículos – entre motos, quadriciclos, carros e UTVs percorrem durante o evento mais de 3.334 km, em oito etapas, com passagem por seis cidades de cinco estados. Tudo começou em Goiânia (GO) e vai até 3 de agosto, com encerramento na Praia do Francês em Marechal Deodoro (AL).
Tangram Content soma esforços com a siete.doc para o projeto
O convite para a Tangram surgiu através da siete.doc, produtora que trabalha junto ao Rally do Sertões pela terceira vez. A siete produziu “Além da Poeira – os bastidores do maior Rally do mundo”, contando a história do piloto Marcos Colvero e a organização do Sertões. Em 2024, a produtora realizou “Sete Solos – os guerreiros solitários do Sertões”, protagonizado por sete pilotos da categoria Self.
Para 2025 o desafio ficou maior, com a produção do filme oficial do evento. O CEO da siete.doc, Dehner Guth, convidou então a Tangram para somar esforços na produção, resultando em uma equipe de 9 videomakers envolvidos no documentário.
“A Tangram surgiu na pandemia unindo Rio Grande do Sul e São Paulo para atender o mercado audiovisual de maneira geral. Então a gente é bem versátil, atende desde vídeos de conteúdo e institucionais até documentários. Estamos muito felizes, muito orgulhosos de sermos uma produtora do interior do Rio Grande do Sul contando a história do maior rally das américas”, descreve Lucas de Souza, sócio da produtora.
Produção do filme do Rally dos Sertões encaixa com versatilidade da Tangram Content
Além de atender grandes clientes como Panasonic, Colombo e Sicredi Serrana, a Tangram tem se dedicado à produção de documentários como “Nem eu sei tudo”, sobre o coletivo de hip hop Nest Panos, e “Abaré: amigo que cuida”, sobre a UBS Fluvial criada pelo ecossistema educacional Inspirali para atender cidades e comunidades ribeirinhas da Amazônia.
Lucas conta que, ao vivo e em cores, o Rally dos Sertões é ainda mais grandioso do que se ouve falar – tanto pela competição em si e a infraestrutura do evento, quanto pelas marcas que se somam ao projeto. “A gente tem um desafio de trazer isso através do filme pelos nossos personagens, que são mecânicos, navegadores, pilotos.”