A deputada federal Carla Zambelli foi presa nesta terça-feira, 29, na Itália, segundo informou o Ministério da Justiça brasileiro. A parlamentar havia fugido do país no fim de maio, após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por envolvimento no caso da invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Zambelli passou pelos Estados Unidos antes de se estabelecer na Itália. Sua prisão ocorreu em um apartamento em Roma, onde estava hospedada. A localização foi compartilhada com as autoridades italianas pelo deputado italiano Angelo Bonelli, que divulgou em sua conta na rede X (antigo Twitter): “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli.”
O governo brasileiro já havia solicitado oficialmente a extradição da parlamentar, que figurava na lista de foragidos da Interpol.
Os detalhes sobre o processo de extradição e o retorno da deputada ao Brasil ainda não foram divulgados pelo Ministério da Justiça.