Com apenas três voluntários, entidade enfrenta dificuldades para alimentar e tratar animais doentes e vítimas de abandono em Bento Gonçalves
A ONG Patinhas em Apuros, localizada na Linha Mundo Novo, entre Farroupilha e Bento Gonçalves, está passando por uma situação crítica. Com 135 cães, sendo 13 filhotes e um gato sob responsabilidade exclusiva da organização, os voluntários enfrentam um desafio diário para garantir alimento e cuidados veterinários aos animais, todos resgatados de situações de abandono ou maus-tratos.
“Precisamos principalmente de ração. Gastamos em média 35 quilos por dia para alimentar todos os nossos animais”, relata Elenir de Souza, uma das fundadoras e voluntárias da ONG. A entidade é formada por apenas três pessoas: Elenir, José Augusto, outro voluntário que ajuda diretamente nos cuidados com os animais, e Bruna Luisa Cyis , responsável pelas redes sociais.

Além da alimentação, as despesas com exames veterinários se acumulam. “Temos cães precisando de exames como tomografia, otoscopia, ecocardiograma e raio-X. O total dos exames ultrapassa R$ 5 mil”, conta Elenir.
Entre os casos mais urgentes está o cão Leon, que precisa de tomografia e otoscopia. “Ele tem um problema no ouvido que já está atingindo o cérebro”, explica. Já a cadela Fiona sofre de câncer no intestino e necessita de exames de imagem, como raio-X e ecografia, para dar seguimento ao tratamento. Outro caso grave é o do cão Nariz, diagnosticado com câncer e que depende de um antibiótico específico que ainda é eficaz, mas custa R$ 1.500.

“Todos os animais são 100% de resgates nossos, exclusivos do Patinhas em Apuros. E não temos parceria com ninguém”, lamenta Elenir, que apela à solidariedade da comunidade. “Qualquer ajuda faz diferença, seja com ração, com apoio para custear exames ou mesmo com voluntariado”, frisa.
Os interessados em colaborar podem entrar em contato através das redes sociais do Patinhas em Apuros ou pelo número 54993730137.

Como ajudar
- Doações de ração (adulto e filhote);
- Contribuições financeiras para exames veterinários e outras despesas via chave pix, pelo CNPJ 53501067000176;
- Voluntariado para cuidados e apoio logístico;
- Compartilhamento das campanhas nas redes sociais.
Para acompanhar o trabalho da ONG e saber como contribuir, basta seguir @ppatinhasemapuros no Instagram.
A sobrevivência desses 136 animais depende da união e da empatia da comunidade.