O investimento na construção do prédio é de R$10,9 milhões do Governo do Estado. Estrutura abrigará as quatro delegacias do município
A nova Central de Polícia de Bento Gonçalves tem entrega prevista para o segundo semestre de 2026. O anúncio foi feito pelo Governo do Rio Grande do Sul na quinta-feira, 10. As obras começaram em novembro de 2024 e, atualmente, estão na fase de concretagem, que deve ser finalizada até o fim deste ano. O investimento total no projeto é de R$ 10,9 milhões.
A estrutura será erguida em um terreno doado pela prefeitura, localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, no bairro Planalto. Com cerca de 3 mil metros quadrados de área construída, o prédio terá seis pavimentos e ficará próximo ao Fórum e ao Ministério Público (MP) do município, o que deve facilitar o atendimento à população pela proximidade entre os serviços.
O novo espaço reunirá todas as delegacias da cidade, atualmente espalhadas em diferentes endereços. A Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), a 1ª e a 2ª Delegacia de Polícia funcionam hoje em um prédio na Rua 13 de Maio, ao lado do antigo presídio do centro. A estrutura, porém, sofre com problemas de conservação que comprometem o trabalho dos servidores e o acolhimento à comunidade. Já a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) opera em outro endereço, na Rua Marechal Floriano, onde também estão instaladas a unidade do FGTAS/Sine e a superintendência regional do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
Além das delegacias existentes, a nova Central contará com espaços para futuras instalações, um auditório com capacidade para 50 pessoas, elevadores e rampas de acesso, garantindo acessibilidade a todos os públicos.
O início da obra enfrentou contratempos em 2023, quando a licitação foi suspensa para ajustes técnicos após uma impugnação. A contratação da empresa responsável só foi formalizada em 2024, com a F&F Engenharia e Construção, de Novo Hamburgo. A fiscalização está a cargo da 16ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), com sede em Bento Gonçalves.