Bento Gonçalves sediou, nesta quinta-feira, 17, o Seminário Internacional de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil Rio Grande do Sul-Itália. Promovido pelo Consulado-Geral da Itália no estado, o encontro teve como foco a troca de experiências entre autoridades brasileiras e italianas sobre estratégias de prevenção, resposta e recuperação diante de desastres naturais.
O evento reuniu especialistas em gestão de emergências, planejamento de risco, operações de resgate e sistemas de alerta precoce, com palestras voltadas à apresentação de modelos adotados na Itália e no Rio Grande do Sul. Participaram o cônsul-geral da Itália, Valerio Caruso; o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira; o geólogo Vittorio Bosi; a especialista em riscos hidrogeológicos Angela Corina; o diretor do Corpo Nacional de Bombeiros da Itália, Luca Rosiello; e o engenheiro ambiental Damiano Giordani.
A comitiva também incluiu o secretário municipal de Segurança de Bento Gonçalves, Sandro Carlos Gonçalves da Silva, além de demais autoridades locais.
Durante a manhã, o grupo visitou áreas atingidas por deslizamentos e pela enchente de maio de 2024, no distrito de Faria Lemos. As chuvas que afetaram a região naquele mês provocaram destruição em diversos pontos da Serra Gaúcha, e Bento Gonçalves foi um dos municípios mais atingidos.
O cônsul-geral da Itália afirmou que a visita é parte de um esforço de colaboração mútua entre os dois países. “É sempre uma grande emoção voltar aqui. Estivemos em 2024 com o embaixador trazendo ajuda, e hoje retornamos para trocar experiências. É um momento para aprender com tudo que aconteceu na Serra Gaúcha, o que pode representar uma lição para a Itália e para a Europa. Esperamos que isso possa ser o início de uma grande e importante colaboração entre as defesas civis italiana e brasileira”, disse Valerio Caruso.
Durante sua apresentação, o geólogo Vittorio Bosi destacou o trabalho feito pelas equipes de emergência no estado. “Foi um esforço heroico para aguentar 300 deslizamentos de terra, óbitos e continuar. Essa troca vai ser útil para os dois lados”, afirmou, elogiando as medidas de resposta adotadas no Rio Grande do Sul.
O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, ressaltou o apoio recebido da diplomacia italiana durante os momentos mais críticos das enchentes. “Essa parceria é muito importante. O cônsul e o embaixador estiveram ao nosso lado nos momentos difíceis, pisaram no barro. Hoje retornam para trocar experiências com suas equipes. Foi um período em que a comunidade e as forças de segurança estiveram unidas, o que mudou nosso trabalho na Defesa Civil”, destacou.