Oito pessoas morreram e 13 sobreviveram após um balão de ar quente pegar fogo ainda no ar e cair na manhã deste sábado (21), em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina. Ao todo, 21 pessoas estavam a bordo durante o passeio turístico sobre os cânions da região.
Cerca de 20 bombeiros e sete viaturas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atuam no local para atendimento da ocorrência.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), Ulisses Gabriel, as causas da tragédia ainda estão sendo investigadas. Entre as principais hipóteses, estão as condições climáticas adversas — com relatos de ventos fortes na cidade — ou uma possível falha humana.
No entanto, em entrevista à Rádio Gaúcha, o balonista e presidente da Federação Gaúcha de Balonismo, Rogério Daitx, avaliou que, pelas imagens do acidente, o cenário meteorológico não parece ter sido determinante. Ele destacou que vários outros balões também voaram em Praia Grande na manhã deste sábado e que os vídeos não indicam ventania no momento do voo. Para o especialista, uma das possibilidades é que tenha ocorrido um vazamento de gás do sistema que alimenta o maçarico, responsável por manter o balão em voo.
A prefeitura de Praia Grande divulgou uma nota oficial manifestando solidariedade às famílias das vítimas. “O município está acompanhando a ocorrência — que segue em andamento — juntamente com o Governo do Estado e as forças de segurança. Equipes municipais foram mobilizadas para prestar atendimento às famílias e colaborar na apuração dos fatos”, diz o comunicado.
Pelas redes sociais, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também lamentou o ocorrido no estado vizinho e informou que colocou as forças de segurança gaúchas à disposição de Santa Catarina. “Falei há pouco com o governador Jorginho Mello e coloquei as forças de segurança do RS à disposição para colaborar com as buscas”, escreveu.
Os voos de balão sobre os cânions de Praia Grande estão entre as principais atrações turísticas da região. Em 2023, ao menos dois acidentes com balões de ar quente foram registrados na cidade. Nesses casos, pelo menos 12 pessoas ficaram feridas, mas não houve mortes.
Foto: Reprodução/redes sociais