Famílias que visitam os cemitérios públicos de Bento Gonçalves encontram um cenário de descaso e violação. Crucifixos, letras de bronze e até vasos de flores são furtados de túmulos, causando indignação entre os moradores.
No Cemitério Municipal Central, relatos indicam que os furtos vêm ocorrendo há meses, mas se intensificaram nas últimas semanas. Ademir Luis Massolini desabafou nas redes sociais após perceber o roubo dos letreiros do túmulo da mãe. “Levei flores como de costume, e tive uma surpresa: roubaram os nomes das famílias. Já tinham levado quase todos os crucifixos”, afirmou.
As denúncias não se limitam ao centro da cidade. No Cemitério do bairro Santo Antão, pelo menos 18 túmulos foram violados.
Segundo Diego Salini, secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana de Bento Gonçalves, o setor instalou câmeras para monitoramento no cemitério Central e Santo Antão e trabalha para instalação no São Roque. “A ação visa ampliar o monitoramento dos locais.
A Guarda Civil reforça a importância do registro das ocorrências. O grupamento atua de forma preventiva com patrulhamento por toda a cidade. Quando há alguma denúncia ou boletim de ocorrência sobre determinada situação são deslocadas as forças para atender as demandas”, pontua o secretário.