Pelo título alguns leitores poderiam pensar tratar-se daquele simpático bigodudo que durante anos foi o agente da estação rodoviária de Bento Gonçalves, o saudoso Milton Trigo Alvarez.
Mas não é o caso: refiro-me ao trigo que dará para nossa cidade o título de primeira no ranking de moagem do cereal.
É impressionante ver o desfile de caminhões que diariamente transportam trigo para ser beneficiado no Moinho TONDO. Na última sexta-feira, dia 03/03/17, eram vinte caminhões de grande porte enfileirados nas ruas adjacentes ao moinho.
Agora está em andamento a conclusão de um dos maiores centros de moagem de trigo do Brasil, da Empresa DIAS BRANCO, adjacente a fábrica de massas e biscoitos ISABELA.
A OBRA É IMPRESSIONANTE.
Sempre que tomo um refrigerante, uma cerveja ou mesmo quando saboreio uma guloseima, leio no rótulo ou embalagem o lugar onde o produto é fabricado. Assim vou descobrindo o potencial de algumas cidades que mal constam no mapa e que através dos produtos que fabricam se tornam mais conhecidas.
Vai ser um prazer saber que a grande maioria das marcas de farinhas terão sua origem em Bento Gonçalves.
Como “polenteiro” que sou, a farinha de milho é sempre moída aqui, um orgulho de Bento Gonçalves.
Como tomador de vinho, algumas vezes escorrego para algum vinho chileno ou argentino mas, via de regra, a preferência é para o produto de nossa terra.
Biscoito e massa, nem se cogita alguma marca de fora. Além dos industrializados existem ótimos produtos artesanais.
Embutidos é com o GASPERIM.
Temos quase tudo para compor uma mesa feliz, só com produtos da terra.
Que venham as novas farinhas. Que venham novos investidores, especialmente os de alimentos. Estes sofrem menos as crises que este país não cansa de colocar na mesa dos empreendedores.