A Secretaria de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul (Selt) confirmou que o projeto da nova Ponte de Santa Bárbara, que ligará Santa Tereza a São Valentim do Sul, será entregue até o final de fevereiro de 2025. A estrutura, que substituirá a ponte destruída pela enchente de setembro de 2023, está sendo desenvolvida pela empresa Vereda Engenharia, de Belo Horizonte.

Desde o colapso da ponte anterior, a travessia sobre o Rio Taquari tem sido feita por meio de uma balsa temporária, que já opera há um ano, embora tenha ficado seis meses fora de serviço devido à enchente de maio de 2024. A nova ponte será construída com 320 metros de extensão – 50 metros a mais que a estrutura anterior –, oferecendo maior segurança e capacidade de escoamento em caso de novas cheias.

Após a entrega do projeto, caberá ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) analisá-lo e autorizar o início da construção. O custo total da obra está estimado em R$ 31,3 milhões, dos quais R$ 24,4 milhões serão financiados pelo governo federal, enquanto R$ 6,9 milhões virão de contrapartida estadual.

A nova ponte é considerada fundamental para a mobilidade da região, pois a ERS-431 é uma rota estratégica para o escoamento da produção agrícola e industrial do Vale do Taquari. Além disso, a estrutura definitiva evitará os transtornos causados pela dependência da balsa temporária, que possui capacidade limitada de transporte.

A expectativa da comunidade agora se volta para a aprovação do projeto pelo Daer, para que as obras possam começar o quanto antes e a região recupere sua infraestrutura viária, gravemente afetada pelas enchentes dos últimos anos.