Desde o dia 27 de janeiro, as 24 Escolas Municipais Infantis (EMIs) da rede pública de ensino voltaram a atender cerca de 1.600 crianças. O retorno marca o início de um novo ciclo de aprendizagem para os pequenos, que frequentam as etapas que vão do Berçário I ao Jardim II. Mais do que um espaço educativo, as EMIs desempenham um papel essencial no desenvolvimento intelectual, social e cultural das crianças, promovendo a construção de vínculos entre as famílias e a escola.

Para muitas crianças, este período representa a primeira experiência fora do ambiente familiar, exigindo uma adaptação cuidadosa. A rotina escolar introduz novas experiências, desde a interação com colegas até o contato com professoras e auxiliares de Educação Infantil. Diante desse cenário, as equipes diretivas priorizam o acolhimento para garantir um ambiente seguro e confortável.

Na EMI Recanto Alviazul, localizada no bairro São João, o acolhimento começou com as crianças do Maternal I e II e, posteriormente, com o Berçário II. A diretora Marta Sassi destaca que a recepção foi planejada para proporcionar uma experiência positiva. “Todos os ambientes foram preparados de maneira acolhedora, com brinquedos, música e atividades interativas, visando à criação de vínculos afetivos e à segurança dos pais”, explica. Além disso, cada sala contou com uma profissional de referência para facilitar a adaptação das crianças.

Já na EMI Mundo Encantado, no bairro Conceição, o retorno ocorreu de forma tranquila e natural. Segundo a diretora Marciana Balbinot Gentilini, a preparação do ambiente teve um papel fundamental para o bem-estar dos pequenos. “As crianças estavam com saudades da rotina escolar. Elas se reencontraram, se abraçaram e retomaram o convívio com alegria. Além disso, mantemos um diálogo com os pais para compreender se houve alguma mudança durante o período de recesso”, ressalta.

Rotina e atividades pedagógicas

A jornada nas EMIs tem início às 6h30min e se estende até às 18h, abrangendo uma série de atividades voltadas para o desenvolvimento das crianças. Durante o período escolar, elas participam de brincadeiras pedagógicas, contação de histórias, jogos de encaixe e de movimento, estimulando o desenvolvimento motor, a imaginação e a criatividade. A alimentação é planejada pelo setor de Nutrição, e os cuidados com a higiene são acompanhados por enfermeiras e auxiliares.

Para a diretora Marciana, o acolhimento é um processo pedagógico essencial. “Nosso acolhimento se baseia no amor, no carinho e na criação de um ambiente aconchegante, onde as crianças se sentem seguras e estimuladas a aprender”, pontua.

Vagas e início do ano letivo

Além do retorno das EMIs, no dia 3 de fevereiro começou a chamada para alunos que ocuparão vagas adquiridas na rede particular de ensino. Até o momento, 829 alunos já foram encaminhados para essas vagas. No total, 12.130 estudantes estão matriculados para o ano letivo de 2025.

A Secretaria Municipal de Educação reforça que todas as crianças em idade obrigatória serão atendidas, enquanto as vagas para creche estão sendo distribuídas conforme os critérios estabelecidos na legislação e pelo zoneamento.

Já no dia 17 de fevereiro, está previsto o início do ano letivo para os alunos do Ensino Fundamental e Médio, completando a retomada das atividades escolares na rede municipal.