A entrada de Bento Gonçalves, marcada pela icônica Pipa Pórtico, é o cartão de visitas da cidade para turistas e moradores. No entanto, um trecho logo após esse ponto tem gerado críticas devido às más condições do asfalto, principalmente no acesso ao bairro Pomarosa, usado como alternativa de saída da cidade nos fins de tarde. Os motoristas que buscam evitar o congestionamento na Pipa Pórtico acabam utilizando essa rota, mas enfrentam dificuldades devido a remendos e irregularidades na pista.
O morador Jair Jerônimo Tasca, que vive próximo ao local, relata sua insatisfação com a situação da via em frente ao Senac. “A entrada da cidade é boa, só a calçada um pouco relaxada. Mas o problema começa depois da Pipa Pórtico. O local é cheio de remendos, a rua Silva Paes tem os paralelepípedos jogados, além dos buracos na via. É uma vergonha para moradores e turistas”, afirma.
Em resposta às reclamações, o Secretário Municipal de Viação e Obras Públicas, Carlos Quadros, esclarece que o serviço ainda não está concluído. “Ainda é uma obra em andamento. Uma parte já foi executada e a segunda etapa ainda não foi concretizada, pois nesse local passa o vinoduto e foi necessário abrir novamente, ontem, para verificar o vasamento de água. A repavimentação vai ser realizada na próxima semana, pois é necessário compactar o local antes de refazer. Pedimos a compreensão dos moradores”, explica.