O PERFUME DA VIDA

Não basta viver, é preciso fazer, e fazer acontecer, esse é o perfume da vida. Bento é uma cidade perfumada, essa nossa fragrância exala lá fora e provoca o encanto das pessoas. Tudo por aqui se resolve, a gente briga hoje, e tá tirando foto junto amanhã, até quem é mocinho vira bandido na opinião pública e quem é bandido pode até virar mocinho e ser, inclusive, líder político. Todo mundo que mora em Bento sabe que Bento é assim, não levamos muito a sério divergências, o tempo as cura, mesmo que a política crie adversários e o esporte inimigos. Somos felizes do nosso jeito, inimigos ontem, amigos amanhã “el mondo le tondo”, configuraria meu avô. É só olhar e ver, nossas lideranças gravitam entre uma entidade e outra é preciso pensar em Bento, resolver os problemas de Bento, mesmo que no meio disso gravitem interesses e vaidades. Eu não quero um ano igual a esse 2024, nem pra mim, nem pra ninguém, o que vai ser do amanhã é a pergunta que sobrou dele. Dentro dele Bento evoluiu, muitos ricos ficaram mais ricos, outros ricos surgiram, mas os vejo falar de sítios, de viagens, mas pouco os vejo contribuir para cuidar de Bento, participar do processo de renovação de nossas lideranças, preocupar-se com nossos jovens, nossas crianças, de berço humilde a procura do amanhã. O andor que conduz Bento é suportado por poucos e esses poucos esgotam sua energia, “por Bento”. Somos um município pequeno, perdemos grande parte de nosso precioso território para a Toscana Pinto Bandeira, para a tradicional Monte Belo, e para a beleza cênica de Santa Tereza. Nos concentramos em reduzido território, disputado palmo a palmo, viramos uma colmeia de trabalho que “festeja” o Vale dos Vinhedos e o Caminhos de Pedra, referências preciosas ao alcance de poucos. Bento, uma cidade linda, referência, morar nela é uma dádiva de Deus, ser feliz nela é uma arte. Desejo a todos um FELIZ NATAL e um 2025 bem melhor que 2024. Alimentar sonhos de prosperidade, vida longa e saudável, é preciso. Tenham todas as famílias seus jovens realizados e suas crianças com futuro. E abençoem aqueles que estão em constante luta para que isso aconteça.

O AVANÇO DA AURORA

Leio que a Cooperativa Aurora investe, inclusive, 14 milhões de reais para a ampliação do Centro de Distribuição no Vale dos Vinhedos. Que momento esplêndido e gigantesco vive a Aurora. Sou do tempo das vacas magras da Cooperativa. Dois momentos ficaram marcados indeléveis na minha memória. Quando jovem e emergente eu fazia, após almoço, um tour pelos bancos quando conversava com os gerentes sobre tudo e, também, um pouco, sobre todos. Um dia eu estava a marcar ponto, era uma da tarde, com o gerente do Banco do Brasil, Evaldo Paes Barros quando encontrei, sentados, no banco de espera, Armindo Schenatto e Jose Albericci. Logo seu Evaldo me chamou no gabinete e, os dois, lá esperando. Eu entrei e disse: “não seu Evaldo, o Senhor tem que atendê-los, é muito importante, são grandes líderes comunitários e a empresa é fundamental para o município, está em dificuldades”. Ai fui surpreendido com a colocação “não, não, eles querem empréstimo e a Cooperativa não tem como pagar”. Eu retruquei “seu Evaldo, Bancos estão ai para ajudar, eu vou sair e o Senhor vai atendê-los, eles estão há horas sentados ai, humildemente esperando, pelo menos os ouça”, e sai porta afora. No dia seguinte soube que ele não só os atendeu, mas ajudou a Cooperativa. Não sei se ajudei, mas eu tinha esse topete, não vim do Polo Petroquímico, mas vim da capina do pomar da roça. Seu Evaldo, figura carismática, bonachona, cordial, não está mais com a gente, nem o Armindo, mas o Alberici deve se lembrar deste momento. Outro fato marcante. Eu estava a visitar Hermes Zanette, então todo poderoso superintendente da Aurora. Em determinado momento a Secretária passou uma ligação, do outro lado o Presidente do Banco do Brasil, que não queria prorrogar empréstimo. O que o Zanette disse a ele me deixou incrédulo e constrangido a tal ponto de eu sair da sala até o fim da conversa. O principal argumento do Hermes, apresentado aos berros e agressões: “Presidente, é uma questão social, são mais de mil famílias dependentes da Cooperativa, o Banco não pode desconsiderar isso, vou até as últimas consequências e o senhor pode até perder o cargo diante de tanta insensibilidade”. Meu Deus, eu pensei, mas o Banco cedeu e foi um divisor de águas para o processo de recuperação da empresa. Salvo um melhor juízo. Como me lembrei disso? Vendo José Albericci na Câmara de Vereadores, na Homenagem ao Elton. No jantar o Albericci me apresentou, emocionado, sua companheira atual, a caxiense Ana Maria Cervelin Gregoletto. Eu gosto dele e, por consequência gostei dela também, é cordial e delicada.

ELTON, O CIDADÃO

Thiago Fabris, Rogério Capoani, Elton Paulo Gialdi, Leocir Glowacki, Henrique Alfredo Caprara, Marijane Paese, Rafael Pasqualotto, Daniel Amadio, Anderson Zanella, Maristela e Euclides Longhi, e Laudir Piccoli. Onde estaria o Carlos Lazzari que o fotógrafo não clicou? Entre tapas e beijos, somos todos irmãos, EM BENTO E POR BENTO!

A saga de vida do agora Cidadão de Bento, Elton Gialdi é emocionante, ele foi forjado a “ferro e fogo”, do que resultou num líder bem formatado, intrépido, corajoso e que não tem “papas na língua”. Chegou em Bento como se fosse chegar na “terra prometida” e logo descobriu que “em se plantando nela tudo dá”. Plantou sementes empresariais que, regadas, frutificaram. Tem uma bela casa, uma rica, em todos os sentidos, empresa, uma bela e bem resolvida família, e uma folha de serviços comunitários que se sobrepõe, de forma superior e infinita, a qualquer análise de personalidade. A comunidade bentogonçalvense lhe concedeu o reconhecimento com sobras de argumentos, do título de CIDADÃO BENTOGONÇALVENSE. Foi bom ver que a Câmara, por proposição do Vereador Rafael Pasqualotto, lhe tributou o Mérito maior. Elton agora está “hibernando”, logo, logo, a missão de contribuir para a gestão do Hospital Tacchini. Na homenagem, estavam presentes grande número de lideranças, seus fiéis seguidores na convivência e condução dos interesses comunitários. Após a solenidade na Câmara, uma recepção na empresa de Elton, onde embora fossem todos caciques, o comportamento foi de índio, todos abraçados e solidários pois no dia seguinte, o inimigo estaria lá fora, mover a roda que se chama Bento. Será que lá por Anta Gorda ou no chão de fábrica do Polo Petroquímico não tem mais alguns Elton Gialdi? “Se guene altri que i salte fora”.

CURTAS E PODEROSAS

  • Das 500 casas prometidas aos desabrigados o Governo do estado, em parceria com os municípios atingidos pela enchente, já entregou 242, o investimento do Projeto é de 66,7 milhões de reais.
  • Número 43 da rica e atraente revista AGAS aborda, inclusive, entrevista com a psicóloga Fernanda Tochetto que afirma “AS PESSOAS PRECISAM SABER O QUE ELAS QUEREM”.
  • A TAP estará voltando, em abril, com voos diretos Porto Alegre – Lisboa, com valor da passagem em torno de 4 mil reais, ida e volta. E, o aeroporto Salgado Filho já registra em torno de 130 voos diários, o primeiro voo internacional Panamá – Porto Alegre direto, pousou na madrugada desta quinta.
  • A dívida pública alcançou 9 trilhões, com aumento, em 2024, de 952 bilhões de reais. Mesmo assim, esta semana o Governo entregou aos parlamentares 5 bilhões de reais, para pagamento de emendas individuais, sem que se saiba onde e como esse dinheiro será aplicado.
  • Agricultores familiares atingidos pela enchente agora estão apelando para o Vice Presidente Alckmin, sob alegação de que famílias que perderam tudo nas enchentes seguem endividadas e sem condições de arcar com compromissos.
  • Governo do Estado quer acabar com as tomadas em presídios. Projeto foi retirado do regime de urgência, assim a coisa vai longe, com ampla discussão.
  • Vem aí a castração química dos pedófilos, pessoas condenadas por crimes sexuais contra menores de idade.
  • PEPE VARGAS, ex Prefeito de Caxias, ex Deputado Federal, ex Ministro, e agora Deputado Estadual, assume a Presidência da Assembleia Legislativa.
  • Ministra Carmem Lúcia, em entrevista para a revista ISTO É, disse que “a inelegibilidade de Bolsonaro é irreversível”.
  • “Concessionária de rodovia não tem obrigação de indenizar motorista por acidentes com animais silvestres”, decidiu uma das Câmaras do Tribunal de Justiça de São Paulo. Trata-se de “fato imprevisível” e a concessionária não pode se tornar “Seguradora Universal dos Veículos”, sustentou a decisão.
  • A expectativa de vida dos brasileiros aumentou para 76,4 anos para os nascidos em 2023, anunciou o IBGE.
  • O Internacional, classificado para a libertadores, tá todo mundo enrolado em torno de uma dívida de 800 milhões de reais. Sem perspectivas de solução. “PORCA MISÉRIA”, diria meu Nono.
  • Reunião da FEDERASUL evidenciou que “o RS crescerá mais do que o país em 2025”. BARBARIDADE TCHÊ!
  • Vem aí, para assumir a Paróquia Santo Antônio, o Padre Renato Ariotti que quando era Padre por aqui, nos tempos idos, era também gaiteiro e colunista do Semanário. Ele tem 63 anos e é Pároco bem popular na Paróquia do bairro Cruzeiro de Caxias do Sul. Qual o repertório na gaita Pe. Renato? “Da Itália noi siamo partiti”?
  • Oito em cada 10 bebês de até 2 anos consomem alimentos ultraprocessados, apontou relatório de Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI). Na idade de 2 a 5 anos o percentual chega a 93%. Esses alimentos estão associados a risco de doenças como obesidade e câncer.
  • Quando da realização de sua promoção beneficente “jogada de Craque”, o ex jogador D’Alessandro, presença no BOULEVARD, foi assediado por formandos do terceirão do Aparecida. No jogo o craque fez um golaço incrível e, o filho dele, um guri também fez gol, sob o aplauso das 5 mil pessoas presentes no estádio do Juventude.