Marcos incluem o pórtico, novas pontes, creche e festividades que reforçam a cultura e o turismo local

Em entrevista, o prefeito de Pinto Bandeira, Hadair Ferrari faz um balanço de sua gestão, destacando realizações que marcaram os últimos quatro anos no município. No cargo há oito anos, ele avalia que o período recente trouxe uma sintonia entre prefeito, vice-prefeito e demais colaboradores. Segundo ele, essa união foi fundamental para alcançar os objetivos traçados no início da reeleição. “Tudo foi trabalhado e deu certo. Conseguimos atingir nossas metas, como a inauguração do pórtico e do posto de saúde, além de realizar diversos trechos de asfalto no interior do município”, afirma.

Principais realizações

Entre os destaques da gestão, o prefeito cita a construção do pórtico, considerada uma vitória para a identidade do município. “Precisávamos de um símbolo que representasse Pinto Bandeira. O pórtico, que estava em projeto há muito tempo, agora, é realidade”, comemora.

A obra foi resultado de um processo que envolveu a comunidade local, especialmente as escolas. “Organizamos um concurso, e as crianças identificaram elementos marcantes da cidade: o espumante, o pêssego e a igreja. Estas ideias foram incorporadas ao layout final pelo arquiteto responsável”, explica.
Outro marco foi a conclusão do posto de saúde, cuja construção atravessou os dois mandatos do prefeito. “Essa obra levou oito anos para ser concluída, sendo licitada em partes para garantir economia. Apesar de ser um processo demorado, conseguimos entregar algo que atende plenamente a população”, afirma.

Além disso, a gestão investiu na pavimentação de cerca de 16 quilômetros de estradas no interior, beneficiando diversas localidades. “Obras como as pontes foram fundamentais para melhorar a infraestrutura e resolver problemas causados pelas enchentes”, destaca.

Reconstrução de pontes e resposta às enchentes

Este é seu último mandato / foto: Nathielly Paz

As enchentes representaram um dos maiores desafios enfrentados pela gestão. O prefeito ressalta que a reconstrução de pontes foi uma prioridade. “Na ponte do Burati, fizemos uma parceria com Bento Gonçalves; em outros casos, contamos com a ajuda da comunidade, que forneceu mão de obra enquanto o município contribuiu com materiais”, detalha.

Entre as pontes entregues ou em andamento, destacam-se a reconstrução da ponte que liga Nova Roma a Pinto Bandeira, a ponte no sentido Cave Geisse, entre outras. “Estamos empenhados em concluir a ponte do Café da Onça até dia 20 de dezembro. Ela é essencial para a mobilidade local”, reforça.
O comprometimento pessoal também foi um diferencial na gestão. “Dizem que o prefeito é 24 horas, e tenho feito o meu papel. Estou na linha de frente, ajudando a carregar, colocando ferro em cima do caminhão. Em lugar pequeno, você não pode só mandar, muitas vezes precisa colocar a mão na massa”, afirma.

Avanços na educação e no turismo

A inauguração de uma creche com 745 metros quadrados no início de 2021, também é mencionada como um marco para a educação. “Apesar de a construção ter começado na gestão anterior, conseguimos finalizar e inaugurar a creche, que atende toda a demanda do município”, observa.

No turismo, a cidade viu um crescimento expressivo na oferta de chalés e cabanas, passando de dois para diversos empreendimentos do tipo. “Nosso objetivo é consolidar Pinto Bandeira como um destino turístico de destaque. Além disso, estamos planejando a construção de casas temáticas que refletem nossas origens culturais”, adianta o prefeito.

Eventos e festividades

Entre os eventos promovidos, a Festa do Pêssego, retomada no primeiro mandato, é uma das mais importantes. “Como somos a Capital Estadual do Pêssego de Mesa, essa celebração reforça nossa identidade. Atualmente, há pedidos para torná-la anual, mas isso dependerá das próximas administrações”, explica.

Outros destaques são o Festival do Capeletti, festas natalinas, que integram o calendário cultural da cidade.

Desafios futuros e legado

Embora a gestão tenha enfrentado obstáculos como a pandemia e as enchentes, o prefeito acredita que o legado deixado é positivo. “Com planejamento e continuidade de projetos, Pinto Bandeira tem um grande potencial para crescer ainda mais. É preciso união para transformar a cidade em um exemplo de prosperidade”, conclui.

Para o desenvolvimento econômico de Pinto Bandeira, a pavimentação da estrada que conecta o município a Nova Roma é vista como um pilar estratégico, tanto para o comércio quanto para o turismo. “Esse projeto já teve início, com o primeiro quilômetro aberto, e os planos incluem a pavimentação de mais dois quilômetros. A continuidade dependerá das próximas gestões, mas acredito que será fundamental para fortalecer o potencial turístico e facilitar o escoamento da produção local”, destaca.

O prefeito finaliza com uma mensagem carregada de emoção e gratidão: “Chegando ao fim deste mandato, sinto que vivi uma das maiores realizações da minha vida. Esses oito anos dedicados a Pinto Bandeira foram, sem dúvidaS, o melhor percurso que já trilhei. Antes, quando vivia imerso na empresa, acreditava que sem mim ela não seguiria adiante. Mas vi meu irmão e minha esposa assumirem e tocarem tudo com excelência, mostrando que, sim, a continuidade é possível. Ser prefeito valeu a pena por muitas razões. Primeiro, por ter atendido aos anseios da nossa comunidade e contribuído para o crescimento do município. Segundo, por aprender que ninguém é insubstituível. Agora, quem virá depois de mim terá a oportunidade de mostrar que também é capaz, de pegar o bastão e seguir adiante. Para mim, estes anos foram como uma faculdade, uma jornada de aprendizado e realização pessoal. Além disso, reconquistei amizades antigas e construí novas com os mais de três mil habitantes de Pinto Bandeira. São amigos verdadeiros, do coração, não apenas números em redes sociais. Isso, para mim, não tem preço”, declara.

Por fim, ele finaliza desejando um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações, saúde e paz. “Que os anos que vierem sejam marcados pela felicidade e pelo sucesso de cada um. Afinal, o futuro é construído por todos nós”, conclui.