Em jogo que acabou 1 a 1, Braithwaite abriu o placar para o Tricolor, e Matheus Pereira empatou para o Cruzeiro
Na noite de quarta-feira, 27, o Grêmio, ainda brigando contra o rebaixamento, foi até Belo Horizonte para enfrentar o Cruzeiro, que busca uma vaga na Copa Libertadores 2025, após a perda do título da Copa Sul-americana, no último sábado, 23.
E foi a equipe de Renato Portaluppi que iniciou oferecendo perigo ao adversário. Aos sete minutos, Aravena arriscou da entrada da área, e Cássio fez uma boa defesa. No lance seguinte, o Cruzeiro respondeu a altura. Barreal tocou para Lautaro Díaz, que se antecipou e acabou mandando a bola no travessão.
Aos 18, o Grêmio abriu o placar. Aravena, pela ponta direita, encontrou João Pedro, que cruzou rasteiro na área, encontrando Braithwaite, que desviou de letra. 1 a 0 para o Tricolor.
O Estrelado, com a desvantagem no placar, foi para cima. Aos 25, Barreal, dentro da área, mandou uma bola para fora. Aos 41, finalmente saiu o empate. Matheus Pereira tocou para Gabriel Verón na entrada da área, recebeu de volta e finalizou de primeira, sem chances para o goleiro Marchesín, 1 a 1.
Se o primeiro tempo foi de grandes emoções, a segunda etapa foi o completo oposto. Um jogo de ataque contra defesa. O Cruzeiro, passou a maior parte do tempo com a posse de bola, porém, sem objetividade, encontrando dificuldades para propor o jogo e criar oportunidades.
Na tentativa de tirar o empate do placar, a partir dos 25 minutos da etapa complementar, o técnico Fernando Diniz promoveu a entrada de jogadores da base no time do Cruzeiro. Japa, Kenji (filho do ex-lateral Kléber, ídolo do Inter) e Tevis entraram nos lugares de Barreal, Gabriel Verón e Lautaro Díaz, respectivamente.
Somente aos 43, o Cruzeiro teve sua chance mais “perigosa”. Tevis finalizou, e Marchesín, sem sustos, defendeu. Pelo lado gremista, um dos destaques foi o zagueiro Rodrigo Caio, que fez sua quarta partida pelo Tricolor, e teve uma atuação consistente.
Fim de jogo: Cruzeiro 1 a 1 Grêmio. Resultado ruim para ambas as equipes, rendendo críticas da torcida pelas posturas adotadas.
Com o resultado, O Cruzeiro se distância da briga pela vaga na Libertadores, enquanto o Grêmio segue com o alerta ligado. A equipe de Renato, ocupa a 14° colocação, com 41 pontos, apenas três acima da zona de rebaixamento.
O próximo compromisso do Tricolor, é contra o São Paulo, na Arena, no domingo, 1° de dezembro, às 16h.
Imagens: Lucas Uebel / Grêmio FBPA