A vitória por 2 a 0, veio com duas pinturas, de Alan Patrick e Wesley respectivamente
Na noite de terça-feira, 5 de novembro, o Inter recebeu o Criciúma no Beira Rio. O jogo, era crucial para a equipe de Roger Machado, que dependia de um resultado positivo para ingressar entre os quatro primeiros na classificação do Campeonato.
O Inter começou pressionando, aos cinco minutos, Alan Patrick deixou Borré na cara do gol, o centroavante colombiano chutou, e acabou esbarrando no goleiro Gustavo, que fez grande defesa.
Com o desenrolar da primeira etapa, a partida foi equilibrando-se. A equipe visitante, comandada por Claudio Tencati, apostou em um esquema defensivo, que conseguiu neutralizar momentaneamente a equipe do Inter. Bernabei, acostumado a produzir diversas jogadas pelo lado esquerdo, pouco se fez presente.
Aos 45 minutos, o Colorado conseguiu balançar as redes. Em cobrança de falta, Alan Patrick mandou a bola no ângulo, sem chances para o goleiro Gustavo. 1 a 0 para o Inter, que não marcava um gol de falta há mais de um ano, quando o próprio Alan Patrick balançou as redes contra o River Plate, pela Libertadores de 2023.
Ainda no primeiro tempo, Felipe Vizeu, atacante do Criciúma, acertou um chute na cara do zagueiro Rogel, o juiz o expulsou sem pensar duas vezes, deixando a equipe visitante com um jogador a menos.
Na segunda etapa, com 10 jogadores em campo, o técnico Claudio Tencati intensificou a retranca do Tigre Carvoeiro. Durante boa parte do jogo, o cenário comum foi quase todo time do Criciúma postulado na defesa, com apenas um ou dois homens no ataque.
Porém, mesmo com um a mais, o Inter teve dificuldades em furar a marcação do Criciúma, e quando chegou, pecou na hora da definição. Aos sete minutos, Bruno Tabata arriscou rasteiro da entrada da área, e o goleiro Gustavo desviou para a linha de fundo.
Aos nove, o goleiro Gustavo, do Criciúma, sentiu, e pediu para ser substituído, dando lugar a Alisson.
O Inter seguiu controlando o jogo, a equipe visitante oferecia pouco perigo, se mostrava nervosa, e na maioria das tentativas de saída para o ataque, esbarrou na marcação do Inter, que retomava a posse de bola sem dificuldades.
Somente aos 33 minutos, o Tigre chegou na área do Inter pela primeira vez na segunda etapa, conseguindo um escanteio. Após a cobrança, Enner Valencia arrancou um contra-ataque para o Inter, Wesley seguiu a jogada, caiu na área e o juiz marcou pênalti. Porém, após revisão no VAR, o árbitro Felipe Fernandes de Lima voltou atrás, anulou a marcação e amarelou Wesley por simulação.
O jogo se encaminhava para uma vitória simples do Inter. Porém, aos 47, já nos acréscimos, Rogel raspou de cabeça, e a bola sobrou para Wesley na ponta direita. Ele “entortou” o lateral Marcelo Hermes, passou com estilo pelo zagueiro Tobias Figueiredo, e finalizou no ângulo, definindo o resultado da partida.
Fim de jogo: Internacional 2 a 0 Criciúma. Com a vitória, a equipe de Roger Machado ingressa momentaneamente no G4, com 56 pontos. Para se manter entre os quatro primeiros, o Colorado depende de um tropeço do Flamengo contra o Cruzeiro, nesta quarta-feira.
Recorde igualado
Com a vitória, Roger Machado atingiu 13 jogos de invencibilidade no comando do Inter, igualando a sequência alcançada por Mano Menezes, em 2022. Sendo essas as maiores séries invictas do Inter no Brasileirão por pontos corridos. A última derrota do Colorado, foi para o Altético-GO, por 1 a 0, em 18 de agosto.
O Inter volta a campo na sexta-feira, 8 de novembro, contra o Fluminense, novamente no Beira Rio, às 19h.
Imagens: Ricardo Duarte / SC Internacional