Na estreia de Fábio Matias na casamata, o Alviverde perdeu por 3 a 0 para o Fortaleza em casa
A luta do Juventude contra o descenso está longe do fim. Na noite de sábado, 2 de novembro, a equipe caxiense lotou o Alfredo Jaconi para receber o Fortaleza pela 32º rodada do Brasileirão, em jogo que marcou a estreia de Fábio Matias como treinador do Ju.
O Juventude teve mais posse de bola, trocou mais passes e finalizou mais, porém, o Fortaleza foi mais eficiente. E foi a equipe visitante que teve as melhores chances na primeira etapa. Aos 29, Moisés chegou a abrir o placar para o Leão, mas o gol foi anulado. O Juventude até ensaiou uma pressão, porém, sem eficiência.
Aos 47, já nos acréscimos, Matheus Rossetto vence uma disputa, lança a bola para Emmanuel Martínez, que toca para Tinga, o lateral cruza para Moisés, que estufa as redes do goleiro Gabriel, 1 a 0 para o Fortaleza.
Ainda nos acréscimos da primeira etapa, saiu o segundo gol da equipe cearense, em mais uma bela jogada coletiva: Marinho troca passes com Hércules, que lança a bola na área, onde a defesa do Juventude afasta mal, sobrando para Emmanuel Martínez, que só tem o trabalho de ajeitar para Mancuso, que acerta um belo chute, ampliando o placar.
Para o segundo tempo, Fábio Matias colocou Erik no lugar de Gilberto, e o Juventude veio para cima. Aos dois minutos, o próprio Erik teve uma chance de diminuir a desvantagem, mas mandou para fora. Aos 10, Danilo Boza ficou com o gol aberto, porém mandou para fora.
Aos 25, na segunda chance clara do Fortaleza na segunda etapa, Bruno Pacheco cruzou para Kuscevic, que se sobressaiu contra a zaga do Ju, e ampliou a vantagem. 3 a 0 para o Fortaleza.
O Juventude até criou oportunidades na reta final, mas sem sucesso. Fim de jogo: Juventude 0 a 3 Fortaleza.
Com a derrota, o Juventude complica mais ainda a sua situação no Brasileirão. É o 18º colocado, com 34 pontos, um atrás do RB Bragantino, primeira equipe fora do Z-4. O próximo compromisso do Papo, é contra o Bahia, novamente no Alfredo Jaconi, no sábado, 9 de novembro, às 19h.
Já o Fortaleza, confirma sua boa campanha na competição, se isolando na terceira colocação, com 60 pontos conquistados. Esta já é a melhor campanha do Leão em toda a história do Campeonato Brasileiro, superando a de 2021, quando a equipe fez 58 pontos, ambas sob o comando de Juan Pablo Vojvoda.
O desempenho, também, é o melhor de um clube nordestino no Brasileirão por pontos corridos, superando o do Vitória, de 2013; e o do Sport, de 2015, ambos os clubes fizeram 59 pontos.
Imagem da capa: Fernando Alves / EC Juventude